Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53705

TitleDa disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
Author(s)Dias, Maria Flor
KeywordsDisciplina escolar
Manuais escolares
Desenho
Issue date2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
JournalEnsinarte
Abstract(s)O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53705
ISSN1645-7668
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINARTEArtigo.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID