Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53691

TítuloEnsino de álgebra linear: traços de uma pesquisa
Outro(s) título(s)Linear algebra teaching: traces of a research
Autor(es)Moro, Graciela
Viseu, Floriano
Siple, Ivanete Zuchi
Palavras-chaveÁlgebra Linear
Prática de ensino
Aprendizagem
Data2016
EditoraUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Resumo(s)Este estudo é um recorte da fase inicial de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo conhecer a prática de ensino de álgebra linear na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e as dificuldades que os professores enfrentam no ensino dessa disciplina. Na procura de compreendermos o significado que os professores dão à sua prática de ensino, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com professores da instituição que ensinam ou já ensinaram a disciplina. Os resultados mostram que, embora a prática de ensino seja essencialmente expositiva, os professores utilizam abordagens diferenciadas para apresentar e sistematizar os conteúdos. As principais dificuldades relatadas são a abstração e a contextualização dos conteúdos. Esperamos que os resultados do estudo contribuam para a realização de propostas de práticas inovadoras de álgebra linear, que ajudem os professores a melhorar sua prática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53691
ISSN2526-0758
Versão da editorahttp://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8396
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensino de álgebra linear_traços de uma pesquisa.pdf506,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID