Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53691
Título: | Ensino de álgebra linear: traços de uma pesquisa |
Outro(s) título(s): | Linear algebra teaching: traces of a research |
Autor(es): | Moro, Graciela Viseu, Floriano Siple, Ivanete Zuchi |
Palavras-chave: | Álgebra Linear Prática de ensino Aprendizagem |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
Resumo(s): | Este estudo é um recorte da fase inicial de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo conhecer a prática de ensino de álgebra linear na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e as dificuldades que os professores enfrentam no ensino dessa disciplina. Na procura de compreendermos o significado que os professores dão à sua prática de ensino, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com professores da instituição que ensinam ou já ensinaram a disciplina. Os resultados mostram que, embora a prática de ensino seja essencialmente expositiva, os professores utilizam abordagens diferenciadas para apresentar e sistematizar os conteúdos. As principais dificuldades relatadas são a abstração e a contextualização dos conteúdos. Esperamos que os resultados do estudo contribuam para a realização de propostas de práticas inovadoras de álgebra linear, que ajudem os professores a melhorar sua prática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53691 |
ISSN: | 2526-0758 |
Versão da editora: | http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8396 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de álgebra linear_traços de uma pesquisa.pdf | 506,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |