Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53644

TitleEscola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidade
Author(s)Martins, Maria
Sarmento, Teresa
Ribeiro,Célia
KeywordsEscola
Família
Comunidade
Complementaridade
Issue date2016
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitationMartins, Maria; Sarmento, Teresa e Célia Ribeiro (2016). ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO – PEFF/A. UM PROJETO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE A ESCO¬LA E A COMUNIDADE,, XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp.1741-1750. ISBN 978-989-96261-6-4
Abstract(s)Resumo A educação para e na cidadania é, no nosso entender, a finalidade principal da Escola, a qual tem que estar necessariamente articulada com a função para que primeiro foi criada, ou seja, a instrução. Nesta hercúlea tarefa, e perante a crescente complexidade das sociedades atuais, com influência direta na sua vida e dinâmicas internas, a Escola vê-se a braços com a necessidade de promover o envolvimento de toda a sua comunidade escolar, no sentido do compromisso para a construção e desenvolvimento de estratégias mais adequadas e mais participativas. Criar pontes, promovendo a construção de uma comunidade que intervém e reflete em conjunto, é o propósito do projeto “ESCOLA E FAMÍLIA EM FORMAÇÃO/AÇÃO”, criado em 2010 no AE Infante D. Henrique, Viseu, em parceria com três instituições de ensino superior. Com o objetivo de conhecer as perceções dos intervenientes no referido projeto sobre o seu impacto no diluir de fronteiras e na construção de uma comunidade coaprendente, foi aplicado um questionário a 105 docentes, pais, assistentes operacionais e outros membros da comunidade escolar. Foram ainda aplicadas duas entrevistas (um docente e um assistente operacional). Os resultados obtidos evidenciaram um significativo envolvimento de todos os inquiridos no referido projeto e permitem-nos concluir sobre a importância do estabelecimento de parcerias, assentes no (re)conhecimento mútuo, no respeito pelas finalidades, expetativas e formas diversas de intervenção de cada um e na partilha de responsabilidades. Neste quadro de complementaridade serão esbatidas fronteiras e, de forma integrada mas não necessariamente consensual, encontradas as soluções para os problemas e desafios do dia-a-dia que se colocam à Escola.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53644
ISSN978-989-96261-6-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCOLA E FAMÍIA EM FORMAÇÃO_AÇÃO-PEFF_A....pdf4,77 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID