Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/53548

TítuloA identidade profissional de um formador de professores de matemática
Autor(es)Novo Barbato, Christiane
Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveFormação do professor de matemática
Identidade profissional do formador
Condições de trabalho docente
Data2015
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoBarbato, C. N., & Martinho, M. H. (2015). A identidade profissional de um formador de professores de Matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Ext.(6), 52-56.
Resumo(s)O presente texto apresenta um recorte de um trabalho realizado para o programa de doutoramento em Educação da primeira autora, para o qual foram entrevistados dez professores que atuam em licenciatura em Matemática, em duas instituições de ensino superior federais do Brasil e em uma universidade pública de Portugal. Neste artigo, trazemos a trajetória de formação e atuação profissional de um desses docentes, buscando analisar de que forma se dá a constituição de sua identidade profissional. Importou-nos investigar os saberes, (pré)conceitos, valores e conhecimentos dos quais o professor lança mão para o seu fazer profissional, e ainda, de que forma suas experiências pregressas interferem na forma como ele percebe os alunos da licenciatura na qual atua como docente. A relevância do presente estudo se destaca no sentido de dedicar atenção a um professor formador de professores de matemática, campo assinalado por escassas oportunidades de compartilhamento de trabalho e reflexões conjuntas. A pesquisa, qualitativa, na perspectiva autobiográfica, baseou-se em uma entrevista narrativa, com duração de uma hora. As reflexões teóricas que embasam este trabalho centram-se nos estudos biográficos e nos estudos sobre a identidade profissional e sua constituição. A análise da narrativa do professor demonstrou um considerável hiato entre as concepções e saberes que o docente obteve nos cursos de licenciatura e mestrado, e os conhecimentos, habilidades e atitudes que se fazem prementes nas salas de aula dos cursos que formam professores. O docente, ao se ver formando professores, percebeu, nas interações com seus alunos, nos casos que estes lhe traziam de suas experiências enquanto estagiários ou como professores substitutos, que a bagagem teórica que construíra no decorrer de sua formação profissional não seria suficiente para sua atuação docente. Partiu, então, para sua autoformação de forma autônoma e isolada, formarndo-se a partir da prática e por reflexões sobre esta prática, ancorada pelas teorias as quais vai apreendendo. Para além deste hiato, fez-se igualmente evidente a angústia do narrador ante as condições de trabalho do professor das escolas públicas de ensino básico do Brasil, nomeadamente as do estado de São Paulo, nas quais o formador supõe que atuarão no futuro seus atuais alunos. Esse mal estar implica na maneira como o professor vê a profissão docente, constatando a grande distância entre suas atuais condições de trabalho e aquela vivida por seus colegas que continuam a atuar nas escolas básicas daquele estado. Estas concepções e formas de entender a escola influenciam a compreensão do professor sobre seu papel enquanto formador de professores de matemática, implicando, consequentemente, na constituição da sua identidade profissional.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53548
DOI10.17979/reipe.2015.0.06.172
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/172
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
172-3353-1-PB.pdf197,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis