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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Danielpor
dc.contributor.authorNogueira, Paula Cristina Santospor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-26T21:43:20Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.citationRibeiro, D.; Nogueira, P. R. & Nobre, A. (2017). Literacia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 461-474). Braga: CECS.por
dc.identifier.isbn978-989-8600-71-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53515-
dc.description.abstractA comunicação de Ciência pretende aproximar a Ciência da sociedade com vista, principalmente, ao aumento da literacia científica dos cidadãos e ao seu envolvimento activo nas tomadas de decisão relativas às políticas de ciência. O PubhD UMinho (pub + PhD) é uma iniciativa que desafia estudantes de mestrado e doutoramento a explicar, no ambiente informal de um bar, o seu trabalho de investigação. O evento é marcado pela informalidade e linguagem descomplicada, para que o público, independentemente da sua formação e idade, consiga entender a mensagem. O PubhD é um projecto lançado em Nottingham (2014) que chegou ao Minho em Janeiro de 2016 e se estendeu a mais de 20 cidades europeias. Comparativamente ao que acontece noutras cidades, as sessões em Braga e Guimarães têm-se destacado pela atenção que lhe dão os meios de comunicação regionais, e até nacionais. Para a divulgação dos eventos são enviadas notas de imprensa (press releases) a vários meios de comunicação e, posteriormente, textos de follow-up e fotografias que informam como decorreu a iniciativa. Os meios de comunicação social e a partilha dos seus artigos nas redes sociais são o melhor meio para a difusão de informação, tendo em conta um público-alvo tão diversificado. No entanto, ao redigir notas de imprensa há que converter as informações dos investigadores em textos compreensíveis para qualquer leigo, incluindo os jornalistas. Na redacção das notas de imprensa são simplificados os conteúdos para facilitação da sua leitura e compreensão, assegurando, simultaneamente, o rigor científico dos temas/ conceitos abordados. Este esforço tem como alvo prioritário os jornalistas a quem compete, enquanto mediadores, editar e publicar os conteúdos em função do tempo, espaço e recursos disponíveis. Temos, no entanto, constatado que quer notas de imprensa, quer os textos de follow-up que enviamos, são publicados ipsis verbis pelos média.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPubhDpor
dc.subjectmeios de comunicaçãopor
dc.subjectcomunicação de ciênciapor
dc.subjectpress releasepor
dc.titleLiteracia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate5 Mai. - 6 Mai.por
sdum.event.title4º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania - Para uma nova consciência do espaço público"por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlacePortopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationLiteracia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 4.º Congressopor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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