Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53515

TitleLiteracia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica
Author(s)Ribeiro, Daniel
Nogueira, Paula Cristina Santos
Nobre, Alexandra
KeywordsPubhD
meios de comunicação
comunicação de ciência
press release
Issue dateDec-2017
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationRibeiro, D.; Nogueira, P. R. & Nobre, A. (2017). Literacia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 461-474). Braga: CECS.
Abstract(s)A comunicação de Ciência pretende aproximar a Ciência da sociedade com vista, principalmente, ao aumento da literacia científica dos cidadãos e ao seu envolvimento activo nas tomadas de decisão relativas às políticas de ciência. O PubhD UMinho (pub + PhD) é uma iniciativa que desafia estudantes de mestrado e doutoramento a explicar, no ambiente informal de um bar, o seu trabalho de investigação. O evento é marcado pela informalidade e linguagem descomplicada, para que o público, independentemente da sua formação e idade, consiga entender a mensagem. O PubhD é um projecto lançado em Nottingham (2014) que chegou ao Minho em Janeiro de 2016 e se estendeu a mais de 20 cidades europeias. Comparativamente ao que acontece noutras cidades, as sessões em Braga e Guimarães têm-se destacado pela atenção que lhe dão os meios de comunicação regionais, e até nacionais. Para a divulgação dos eventos são enviadas notas de imprensa (press releases) a vários meios de comunicação e, posteriormente, textos de follow-up e fotografias que informam como decorreu a iniciativa. Os meios de comunicação social e a partilha dos seus artigos nas redes sociais são o melhor meio para a difusão de informação, tendo em conta um público-alvo tão diversificado. No entanto, ao redigir notas de imprensa há que converter as informações dos investigadores em textos compreensíveis para qualquer leigo, incluindo os jornalistas. Na redacção das notas de imprensa são simplificados os conteúdos para facilitação da sua leitura e compreensão, assegurando, simultaneamente, o rigor científico dos temas/ conceitos abordados. Este esforço tem como alvo prioritário os jornalistas a quem compete, enquanto mediadores, editar e publicar os conteúdos em função do tempo, espaço e recursos disponíveis. Temos, no entanto, constatado que quer notas de imprensa, quer os textos de follow-up que enviamos, são publicados ipsis verbis pelos média.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53515
ISBN978-989-8600-71-4
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ribeiro, Nogueira e Nobre.pdf
  Restricted access
1,56 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID