Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53495

TitlePlanos nacionais de leitura no Brasil e em Portugal: elementos preliminares
Author(s)Fernandes, Patrícia
Vilarinho, Emília
KeywordsPolíticas públicas de leitura
Cidadania
Educação não-formal
Public policies reading
Citizenship
Non-formal education
Issue date2016
PublisherEscola Superior de Educação de Viseu
Abstract(s)A leitura é essencial para se alcançar as competências mínimas necessárias para atender as demandas do mundo atual. Associado às vantagens competitivas, a leitura tornou-se preocupação para os países se desenvolverem economicamente, e dessa forma, passa a fazer parte de políticas públicas educativas formal e não formal. Ciente da complexidade na formação de leitores, alguns Estados influenciados por organismos internacionais, direcionam esforços na implementação de Planos Nacionais de Leitura. Nesta comunicação serão apresentados dados de um projeto de investigação que tem como objetivo identificar os pontos de convergências e de divergências existentes entre o Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil/PNLL e Plano Nacional de Leitura de Portugal/PNL. Assim, o Plano brasileiro é orientado pelo princípio de que a leitura é um fator determinante para o desenvolvimento social, cultural e profissional, suas atividades dirigem-se principalmente a públicos que sofrem de processos de exclusão, devido à sua classe social, gênero, raça e idade. O Plano Nacional de Leitura português pretendeu criar e consolidar os hábitos de leitura, com especial atenção para o público infanto-juvenil, através de projetos e acções de difusão do livro e de promoção da leitura, que cobrem todo o território português. Embora o estudo ainda esteja em processo de conclusão, é possível apresentar (provisoriamente) algumas conclusões. No plano português existem alguns indicadores de que os seus objetivos foram alcançados, uma vez que o PNL aumentou os índices de leitura, conforme apontados pelo PISA. No caso brasileiro, foi constatado até o momento, que o PNLL não conseguiu alcançar todos os estados e municípios.
Reading is essential to achieve the minimum skills required to meet the demands of today's world. Associated with competitive advantages, reading has become concern for countries to develop economically, and thus becomes part of formal and non-formal educational policies. Aware of the complexity in the formation of readers, United influenced by international organizations, direct efforts to implement National Plans Reading. In this paper are presented data from a research project that aims to identify the points of convergences and divergences between the National Plan of the Book and Reading Brazil / PNLL and National Reading Plan of Portugal / NLP. Thus, Brazilian Plan is guided by the principle that reading is a determining factor for social, cultural and professional development, its activities are directed mainly to people suffering any kind of exclusion due to their class, gender, race, age. The National Reading Plan Portuguese aimed to create and consolidate reading habits, with special attention to children and youth through projects and activities for the dissemination of books and promoting reading, covering the entire Portuguese territory. Although the study is still in the process of completion, you can display (provisionally) some conclusions. In the Portuguese plan there are some indications that its objectives were achieved, since the PNL increased read rates, as indicated by PISA. In Brazil, it was noted to date, the PNLL failed to achieve all states and municipalities.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53495
ISBN978-989-96261-6-4
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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