Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53486

TítuloAvaliação e definição do sucesso em projetos de sistemas de informação
Autor(es)Matos, Joana Filipa Rodrigues de
Orientador(es)Varajão, João
Palavras-chaveSucesso
Critérios de sucesso
Avaliação do sucesso
Gestão do sucesso
Success
Success criteria
Success evaluation
Success management
Data2017
Resumo(s)A avaliação do sucesso em projetos de sistemas de informação é um aspeto da gestão de projetos cuja importância tem vindo a ser reconhecida de forma crescente e hoje assume-se como fundamental no contexto organizacional e de Sistemas de Informação. Vários aspetos relacionados com o sucesso têm sido estudados, mas a avaliação do sucesso é algo ainda muito pouco explorado. Nesta dissertação propõe-se a operacionalização de um processo sistemático de gestão do sucesso num projeto profissional. Para desenvolver este trabalho foi utilizado o método de investigação Action Research, envolvendo entrevistas, análise documental e observação direta. No âmbito desta dissertação, a principal componente de metodologia utilizada foi a action, e esta foi aplicada com o objetivo de rever ou criar práticas concretas para a gestão do sucesso nos projetos de tecnologias e sistemas de informação, o que significa que as informações recolhidas e os processos desenhados têm impacto nas ações da organização. O principal resultado obtido foi a implementação e avaliação de um processo de gestão do Sucesso. Este processo foi implementado numa iteração de um projeto de desenvolvimento de software em curso. Pretende-se contribuir, através desta implementação, para o desenvolvimento das práticas de processo efetivo de avaliação e monitorização do sucesso dos projetos.
The evaluation of success in information system projects is an aspect of project management whose importance has been increasingly recognized and it is assumed to be essential in an organizational context as well as in Informational Systems. Regardless of its importance, this subject is still poorly understood. In this dissertation, the implementation of a systematic process fir success management in a professional project is proposed. For carrying out the work it was used the action research methodology (including stakeholder interviews, documental analysis and direct observation). The major goal was the implementation and evaluation of a success management process. This process was implemented in an interaction project. It intends to contribute, to development of the evaluation and monitoring of project success.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53486
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Filipa Rodrigues de Matos.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID