Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53214

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Maria Florpor
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.date.accessioned2018-03-22T13:24:41Z-
dc.date.available2018-03-22T13:24:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-8525-43-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53214-
dc.description.abstractA experiência que aqui se apresenta, teve como foco principal as relações entre a exploração artístico-pedagógica de documentos patrimoniais - os Cabeçudos, entendidos aqui como “grandes máscaras”, e a pesquisa e apropriação do seu potencial performativo em contexto teatral. Os Cabeçudos, artefactos de inscrição comunitária, celebrativa e/ou festivaleira, a rasar o grotesco, tomam parte de uma extensa “cultura material” que hoje reconhecemos sob a designação de Património Cultural. O potencial performativo daqueles documentos e o peso da sua representação nas práticas culturais locais legitimaram a experiência interdisciplinar, sustentada num quadro conceptual onde se cruzaram aportes do campo da pedagogia teatral (marionetização, performance e ritual) e do campo da educação visual (arte popular, tradição, grotesco). A experiência, que convocou vertentes teóricas e práticas, nomeadamente, processos de conhecimento, valorização, construção e apropriação do referido documento patrimonial, implicou os alunos do 1º ano do Mestrado em Animação Teatral. Na convergência daquelas unidades curriculares definiram-se os seguintes objetivos: experienciar e tomar contacto com os Cabeçudos e sua inscrição cultural; desenvolver processos de conhecimento e dominar técnicas de construção dos referidos artefactos; refletir sobre os seus significados, continuidades e transformações e instigar à reapropriação de significados. Metodologicamente, convocaram-se técnicas e procedimentos (observação, registo, interpretação e apropriação) importadas da metodologia do trabalho de projeto. A experiência parece apontar para as potencialidades do diálogo entre o património cultural e educação artística. Revela, também, a importância dos mídia e das tecnologias na produção de subjetividades dos alunos e o modo como estas se traduziram nas novas ressignificações que aqueles atribuíram à tradição dos Cabeçudos.por
dc.description.abstractThe main focus of the experience we are presenting here was the exploration of the relationship between the artistic and educational reconnaissance of patrimonial documents – the Cabeçudos, perceived as “big masks” in this context. The experience also focused on the research and adaptation of its performative potential in a theatrical context. The Cabeçudos, items of a community, celebratory and /or festive nature and which often border the grotesque, are a part of an extensive “material culture” we recognize nowadays under the definition of Cultural Heritage. The performative potential of these documents, as well as their weight on local cultural practices justified this interdisciplinary experience sustained by a conceptual framework. In this framework, various elements from theatrical education (puppetry, performance and ritual) and from visual education (popular art, tradition, grotesque) came together. The experiment, which convened theoretical and practical elements, namely recognition, valuation, building and adaptation of the referred patrimonial document, involved students from the first year of the Theatre Animation master’s degree. Upon converging the subjects, the following goals were defined: to experience and to get in touch with Cabeçudos and their cultural value; to develop a knowledge discovery process and to dominate building techniques for the referred items; to consider their meaning, abidance and transformation and to incite the search for new meanings. On a methodological level, we used techniques and procedures (observation, record, interpretation and adaptation) imported from the methodology of the project work. This experience seems to uncover the potential of the cooperation between cultural heritage and arts education. It also shows the importance of the media and technology in the creation of subjectivity on the students and how these rendered the new meanings they assigned to the Cabeçudos tradition.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPatrimónio Culturalpor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectCabeçudospor
dc.titleOs cabeçudos: da rua à cena - ressignificações da tradiçãopor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage154por
oaire.citationEndPage167por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleEducação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência históricapor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OS CABEÇUDOS DA RUA À CENA- RESSIGNIFICAÇÕES DA TRADIÇÃO.pdf715,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID