Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53197
Título: | O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Ramos, Fernanda Clara Costa Solé, Glória |
Palavras-chave: | Genealogia Temporalidade Identidade |
Data: | 2017 |
Editora: | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) |
Citação: | Ramos, F. C. & Solé, G. (2017). O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.260-280). Porto: CITCEM. |
Resumo(s): | A presente comunicação visa apresentar o estudo implementado em contexto de intervenção pedagógica supervisionada, no âmbito do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade do Minho, numa turma do 1.º ano de escolaridade (23 alunos) com idade compreendida entre os 5-7 anos. Este, por sua vez, integra-se no projeto de intervenção e investigação pedagógica, que visa averiguar de que forma o uso das genealogias, orientado para o estudo da família, contribui para o desenvolvimento de um pensamento histórico nas crianças, conduzindo a sua incursão na aprendizagem histórica, desde os primeiros anos de escolaridade. Tendo como âncora a ideia da promoção do desenvolvimento da identidade pessoal, que uma metodologia orientada para o uso da genealogia comporta, selecionaram-se uma série de estratégias que acabam por se articular e potenciar o uso das genealogias, contribuindo para a estruturação da identidade, preservação da memória pessoal e familiar e a compreensão de noções temporais estruturantes para a aprendizagem no âmbito da História. A metodologia de investigação-ação centrada no modelo construtivista, adotou como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação participante no contexto de sala de aula, a redação de diários de aula reflexivos, onde se contemplaram gravações áudio e notas de campo, a par dos trabalhos produzidos pelas crianças. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53197 |
ISBN: | 978-989-8351-74-6 |
Versão da editora: | http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_Histria_ Clara Ramos & Glória Solé.pdf | 967,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons