Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53193

TitleA compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: Um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB
Author(s)Solé, Maria Glória Parra Santos
KeywordsCompreensão temporal
Cronologia
Mudança
Consciência temporal e histórica
Issue date2015
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSolé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. In Joaquín Prats, Isabel Barca e Ramón Lopes Facal (Org.). Historia e Identidades Culturales (pp.95- 112). Braga: CIEd, Universidade do Minho. E-book.
Abstract(s)É consensual pelos investigadores em Educação histórica que a compreensão do tempo é crucial para a compreensão histórica. Contudo, a abordagem sobre o desenvolvimento da compreensão histórica e temporal pelas crianças foi nas últimas décadas uma área de investigação bastante controversa. Na primeira parte deste artigo apresenta-se uma breve revisão da investigação relacionada com o ensino de história que tende a evidenciar a relevância da importância da compreensão temporal e de conceitos de tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico nas crianças. Na segunda parte discutem-se alguns resultados de um estudo realizado no âmbito do meu projeto de doutoramento: “A História no 1.º ciclo do Ensino Básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento”. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de conceitos de tempo pelas crianças e a sua relação com a compreensão histórica, para uma nova abordagem do ensino de História a crianças no 1.º ciclo de escolaridade. É um estudo longitudinal realizado em duas turmas (1.º ano e 3.º ano) que foram acompanhadas ao longo de dois anos letivos, numa escola urbana de Braga (Portugal). Apresentam-se os resultados de entrevistas semi-estruturadas realizadas no início e no final dos anos letivos, associadas a uma tarefa de ordenação de imagens relacionadas com famílias de diversas épocas. Os dados sugerem um desenvolvimento de competências ao nível da ordenação cronológica e uma complexificação d o raciocínio temporal destes alunos ao longo dos dois anos do estudo, nomeadamente em relação às suas conceções sobre mudança.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53193
ISBN978-989-8525-41-3
Publisher versionhttp://hdl.handle.net/1822/41768
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glória Solé (2015)- História e Identidades Culturais.pdf10,65 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis