Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53183

TítuloDiálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Nunes, Gisela
Solé, Glória
Palavras-chaveAzulejos
Socioconstrutivismo
Diálogos em Educação Histórica e
Data2017
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitaçãoNunes, G. & Solé, G. (2017). Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp. 654-674). Porto: CITCEM.
Resumo(s)O estudo empírico, de natureza interpretativo, que se apresenta nesta comunicação, emana sobretudo das reflexões que foram surgindo à margem de um trabalho investigativo intitulado Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, fruto da implementação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, no ano letivo 2013/2014, em cumprimento com o plano curricular do 2.º ano do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Universidade do Minho. Este estudo foca-se nas potencialidades da fonte patrimonial em estudo (azulejos) como ponto de partida ou pretexto para a criação de pontes de diálogo mais frequentes a) entre o património histórico e os alunos; b) entre escola e instituições e/ou agentes da comunidade local; c) entre o Património e a História e outras áreas de conhecimento do mundo. A investigação, sem esse propósito inicial, acabou por colocar em evidência vários argumentos que fazem com que os azulejos possam ser considerados como um instrumento a ter em conta pelo educador (lato sensu) na construção de pontes entre saberes que podem potenciar, nos alunos, ferramentas mentais mais complexas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53183
ISBN978-989-8351-74-6
Versão da editorahttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_Histria_Gisela Nunes & Glória Solé.pdf272,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID