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https://hdl.handle.net/1822/53183
Título: | Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Nunes, Gisela Solé, Glória |
Palavras-chave: | Azulejos Socioconstrutivismo Diálogos em Educação Histórica e |
Data: | 2017 |
Editora: | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) |
Citação: | Nunes, G. & Solé, G. (2017). Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp. 654-674). Porto: CITCEM. |
Resumo(s): | O estudo empírico, de natureza interpretativo, que se apresenta nesta comunicação, emana sobretudo das reflexões que foram surgindo à margem de um trabalho investigativo intitulado Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, fruto da implementação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, no ano letivo 2013/2014, em cumprimento com o plano curricular do 2.º ano do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Universidade do Minho. Este estudo foca-se nas potencialidades da fonte patrimonial em estudo (azulejos) como ponto de partida ou pretexto para a criação de pontes de diálogo mais frequentes a) entre o património histórico e os alunos; b) entre escola e instituições e/ou agentes da comunidade local; c) entre o Património e a História e outras áreas de conhecimento do mundo. A investigação, sem esse propósito inicial, acabou por colocar em evidência vários argumentos que fazem com que os azulejos possam ser considerados como um instrumento a ter em conta pelo educador (lato sensu) na construção de pontes entre saberes que podem potenciar, nos alunos, ferramentas mentais mais complexas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53183 |
ISBN: | 978-989-8351-74-6 |
Versão da editora: | http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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