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https://hdl.handle.net/1822/53127
Título: | O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico |
Autor(es): | Almeida, Érica Solé, Glória |
Palavras-chave: | Educação patrimonial Fontes patrimoniais Significância histórica História local Visita de estudo |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Almeida, E. & Solé, G. (2015). O património histórico como recurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica (pp. 208-238). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
Resumo(s): | O presente estudo foi desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, implementado em dois contex-tos escolares no Norte de Portugal, numa turma de 25 alunos do 3.ºano do 1.º CEB e numa outra turma do 5.º ano, constituída por 25 alunos. Debruçou-se sobre o estudo do património histórico de Braga, mais concretamente, em que medida o património local poderá constituir um recurso peda-gógica para a construção do conhecimento histórico. Neste sentido, formularam-se as seguintes questões de investigação “Quais as potencialidades do estudo do património histórico como recurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico?”, “Que conhecimentos os alunos cons-troem a partir do estudo do património histórico local?” e “Que fontes os alunos consideram mais relevantes e valorizam no estudo da História Local?” As estratégias pedagógicas desenvolvidas e os recursos didáticos privilegiados foram constantemente adaptados a cada contexto, mas a visita de estudo a alguns monumentos históricos da cidade, vestígios arqueológicos e locais de interesse, constituiu uma estratégia pedagógica comum e privilegiada em ambos os contextos. Tendo como pressupostos a relevância do contacto direto com fontes patrimoniais para o conhecimento, cons-ciencialização e valorização do património local fomentou-se esta estratégia de exploração do patri-mónio histórico local, tendo-se previamente construído instrumentos (fichas de trabalho; guiões de visita) e suportes materiais áudios (podcasts) com informações pertinentes dos vários locais a visitar na cidade de Braga e jogos didático-pedagógicos com vista à sistematização e consolidação dos conhecimentos dos alunos na fase final do estudo. A partir da recolha e análise dos dados foi possí-vel averiguar as conceções que os alunos possuem acerca do património histórico e patrimonial de Braga, assim como, quais as inferências e deduções que os alunos realizam a partir do contato dire-to com fontes patrimoniais. A análise realizada em torno das respostas apresentadas pelos alunos permitiu averiguar os níveis de significância histórica que os alunos atribuem a alguns dos monu-mentos históricos visitados. This study was developed in the context of pedagogical intervention supervise, as an internal part of the Masters in Teaching 1st and 2nd cycle of Basic Education, and implemented in two school contexts of northern Portugal, in a 3rd and 5th classes with 25 students each. It focused in Braga’s historical heritage study specifically to understand how the local herita-ge can be a pedagogical strategy for the construction of historical knowledge. In this way, the following research’s questions emerged "What are the strengths of the histo-rical heritage’s study as a pedagogical strategies for the construction of historical knowledge?", " What is the knowledge constructed by the students from local historical heritage’s study? " and "Which are the sources considered as most relevant and valued to study the local history by the stu-dents? " The developed teaching strategies and teaching resources privileged were constantly adapted to each context. Therefore the study visit to some city’s historical monuments, archaeological’s tra-ces and places of interest, the pedagogical strategy was the same and preferred in both contexts. Taking for granted the importance of direct contact with heritage’s sources for knowledge, awareness and appreciation of local heritage, this strategy has been fostered having previously built tools (worksheets, visit’s guides) and audio’s material (podcasts) with relevant information from the various places to visit in the city of Braga and didactic and educational games aiming the systemati-zation and consolidation of student’s knowledge in the final phase of the study. From data’s collection and analysis it was possible to find the conceptions that students have about the Braga’s historical and patrimonial heritage, as well as the inferences and deductions which students realize from direct contact with these heritage’s sources. The analysis performed from the answers given by the students allowed to find levels of historical significance that students attribute to some of the historical monuments visited. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53127 |
e-ISBN: | 978-989-8525-43-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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