Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5307

TitleCorpos eróticos : imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
Author(s)Ribeiro, Silvana Mota
KeywordsImagem
Mulher
Imprensa feminina
Corpo feminino
Erotização
Publicidade
Issue date2002
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS)
JournalCadernos do Noroeste
Citation"Cadernos do Noroeste". ISSN 0870-9874. 17:1-2 (2002) 145-164.
Abstract(s)O presente artigo baseia-se numa investigação que procurou interrogar as relações entre construções sociais do feminino e representações visuais da mulher, entre o universo social e o visual, na publicidade das revistas femininas portuguesas. Para dar conta da relação entre construções sociais e representações visuais, parte-se de um tipo específico de mensagens visuais, de imagens da mulher, procurando perceber-se de que modo estas reflectem e incorporam, reproduzindo, simultaneamente, ideias acerca do “feminino”. Opta-se por explorar um dos traços do modelo de mulher emergente da análise daquelas imagens: a erotização do corpo feminino, argumentando-se que tal exploração visual contribui para reforçar uma visão diminuidora do feminino na sociedade contemporânea.
This article is based on a study on the relations between the social constructions of femininity and visual representations of women, between the social and visual universes, in advertisements in Portuguese women’s magazines. To account for the relation between social constructions and visual representations, a specific type of visual message, i.e., a particular type of female images was taken as point of departure. The goal was to understand the manner in which these reflect and incorporate ways of thinking about the feminine gender and also the ideas they produce about femininity. It was decided to explore one of the features of the female model that emerges from these images: the eroticization of the feminine body; it is argued that this visual exploitation contributes to reinforce a diminished vision of the feminine in contemporary society.
Cet article part d’une recherche qui a interrogé les rapports entre les constructions sociales du féminin et les représentations visuelles de la femme, entre l’univers social et visuel dans la publicité de la presse féminine portugaise. Pour rendre compte du rapport entre les constructions sociales et les représentations visuelles, on part d’un type spécifique de messages visuels, d’images de la femme, cherchant à comprendre comment celles-ci répercutent et incorporent les formes de penser le genre féminin, reproduisant au même temps les idées du ”feminin”. On s’est interessé par l’exploration de l’un des traits du modèle de femme, émergent de l’analyse de ces images: l’erotization du corps féminin, faisant l’objet d’une persistente exploration visuelle, contribue à renforcer une vision minorisée do féminin dans la société contemporaine.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5307
ISSN0870-9874
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mota-RibeiroS_corposeroticos_02.pdf326,61 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID