Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53030
Título: | A peritagem e avaliação de obras de arte: estratégias para a sua integração na educação estética |
Autor(es): | Lopes, Inês Florindo Solé, Glória |
Palavras-chave: | Peritagem Avaliação Obras de arte Estética |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Lopes, I. & Solé, G. (2015). A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial (pp.190-208). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
Resumo(s): | A experiência estética é vista como um processo cognitivo complexo, cuja natureza e os re-sultados dependem de conceitos e conhecimentos do observador. O objectivo, do tema, é tentar uniformizar concepções de identificação, pela criação de normas e critérios de peritagem (analisar, caracterizar) e avaliação (economia de mercado) de obras de arte. Qualquer experiência estética tem como primeira instância o prazer ou desprazer, não po-dendo ser plenamente compreendida sem o conhecimento, discussão e apresentação de conceitos relacionados com os estímulos e os aspectos cognitivos do processo de interpretação. As diferenças entre especialistas em arte e não especialistas está relacionada com os processos de conhecimento no alcance da compreensão das experiências estéticas de modo a serem desenvolvidas metodologi-camente, como um contributo na educação estética. A competência do perito e do avaliador vieram à tona nos últimos anos devido à ten-são questionada por vários especialistas e académicos, que lidam com obras de arte, nas mais va-riadas áreas, devido à ausência de uma metodologia unânime que seja sustentada em competên-cias, conhecimentos científicos e didácticos. Muitos conhecimentos operam sem esforço consciente e sem conhecimento tácito que sustente a experiência, e não são articulados dentro de uma meto-dologia credível. O perito e o avaliador deverão ser profissionais considerados com o mais alto nível de aquisição de competências e conhecimentos baseados na experiência e na investigação proces-sual através de uma metodologia de pesquisa fundamental na próxima fase de modernidade, que se irá diferenciar do passado. A questão da apreciação artística (análise, interpretação, conhecimento) nos domí-nios analítico/crítico e histórico/ cultural serão debatidas nas diversas formas de aprendizagens interdisciplinares, por diferentes profissionais e público, através de meios que permitam desenvolver um maior espírito crítico e capacidade de apreciação, investigação e valorização do património artís-tico evitando que a arte continue a ser considerada como um mero complemento de outras aprendi-zagens. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53030 |
e-ISBN: | 978-989-8525-43-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inês Florindo & Glória SoléE-book-Educacao_Patrimonial.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons