Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52913

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dc.contributor.authorAlves, Fernandopor
dc.contributor.authorSampaio, Paulopor
dc.contributor.authorAlmeida, Cristinapor
dc.contributor.authorReis, Cristinapor
dc.date.accessioned2018-03-20T11:25:05Z-
dc.date.available2018-03-20T11:25:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/52913-
dc.description.abstractNa indústria automóvel é imprescindível atender a critérios diferenciadores de desempenho (qualidade, custos e prazos), para inovar, criar soluções inteligentes de valor acrescentado e dar resposta aos requisitos específicos de cliente e restantes Partes Interessadas. A norma ISO/TS 16949 (desde outubro de 2016, a IATF 16949), veio incluir os requisitos dos vários fabricantes, com o reconhecimento e a aceitação global dos Original Equipment Manufacturer (OEM), ao convergir para um único referencial internacional do setor automóvel que torna a certificação, segundo o normativo para a cadeia de fornecimento, num requisito mandatório. Contudo, a diferenciação dos requisitos está sempre presente. Este estudo de caso, realizado na multinacional, YAZAKI Saltano de Ovar - Produtos Elétricos, Lda (YSE), resultou de um projeto de investigação centrado na operacionalização de uma proposta de metodologia de gestão de Análise de Requisitos de Cliente (ARC). É apresentado o diagnóstico das práticas existentes numa abordagem aos Critérios Estruturantes (CE) e aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), a base da conceção da metodologia assente em duas premissas: • Numa Plataforma/Matriz que correlaciona os requisitos comuns e particulares de quatro clientes, com os requisitos dos referenciais e manuais de referência, potenciando a dinamização e a otimização para o seu cumprimento; • Na materialização da prática aplicável, com a formalização de um procedimento documentado (informação documentada) de análise de requisitos gerais de clientepor
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa para a Qualidade (APQ)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAnálise dos requisitos do cliente: estudo de caso a indústria automóvelpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.apq.pt/revista-qualidade-2017/por
oaire.citationStartPage16por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Qualidadepor
Appears in Collections:CAlg - Artigos em revistas nacionais/Papers in national journals

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Revista Qualidade_16-21_1ª-2017.pdf704,92 kBAdobe PDFView/Open

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