Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52747

TitleDo conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática
Author(s)Mandler, Marnei Luis
Gomes, Alexandra
Santos, Luciane Mulazani dos
Amaral, Aruana do
KeywordsConhecimento Matemático para o Ensino
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Prática Docente Compartilhada
Ensino de Teoria de Números
Formação Inicial de Professores de Matemática.
Issue dateOct-2017
PublisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
JournalAnais do Congresso Internacional de Ensino da Matemática
CitationMandler, M.L.; Gomes, A.; Santos, l. M. & Amaral, A. (2017). Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática. In Anais do VII CIEM, Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, Brasil. Canoas, RS, Brasil: ULBRA.
Abstract(s)A formação oferecida nos cursos brasileiros de Licenciatura em Matemática costuma privilegiar a aquisição de conhecimentos específicos referentes a conteúdos voltados essencialmente à Matemática Acadêmica que, em geral, se distanciam da Matemática utilizada no trabalho docente na escola básica. Neste texto, apresentamos uma atividade empírica desenvolvida em uma disciplina de uma Licenciatura em Matemática da região sul do Brasil, na qual uma professora de Matemática do Ensino Fundamental atuou de forma cooperativa com o professor do Ensino Superior no planejamento e na condução das aulas que trataram dos temas relacionados à operação de divisão com números naturais. Tal atividade, denominada Prática Docente Compartilhada em Teoria de Números, faz parte de uma pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, em andamento, na especialidade de Educação Matemática. Duas edições destas práticas docentes compartilhadas foram executadas com o objetivo de integrar a formação específica em Teoria de Números com os conhecimentos da Matemática Escolar que serão exigidos do futuro professor no exercício de sua profissão docente, estimulando a aquisição de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino da divisão no ciclo básico. Indicamos os procedimentos metodológicos adotados e descrevemos um exemplo da abordagem utilizada, destacando os impactos percebidos na formação dos licenciandos e na docência dos próprios professores participantes. Concluímos que a inserção, no processo formativo de futuros professores, de uma profissional com experiência no ensino da Matemática Escolar, consiste em uma ação que permite aproximar a formação oferecida na Licenciatura da realidade posta pela prática docente na escola básica.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52747
ISSN2318-7271
Publisher versionhttp://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7470
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7470-21697-1-PB.pdf427,73 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID