Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52731

TitleA atividade de enriquecimento curricular de inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo do ensino básico – um estudo de caso no concelho de Guimarães
Other titlesThe extracurricular activity of English: perceptions of teachers on the transition between the 1.st and 2.nd cycle - a case study in the council of Guimarães
Author(s)Cruz, Alice Manuela Alves
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsInglês
Atividades de Enriquecimento Curricular
Aprendizagem
Articulação
Continuidade Pedagógica
Issue dateSep-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationCruz, Alice & Silva, Carlos (2013). A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês: Perceções dos Professores sobre a Transição entre o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico – Um Estudo de Caso no Concelho de Guimarães. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco & Ricardo Monginho (Orgs.). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2.ª edição, revista e aumentada) (pp. 1116-1146). 11-13 de setembro de 2013. Braga: CIEd – Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação – Universidade do Minho (ISBN 978-989-8525-22-2).
Abstract(s)O presente estudo tem como objetivo conhecer a natureza do trabalho desenvolvido nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Inglês e se este tem implicações significativas nas aprendizagens das crianças. Através dos professores das AEC e dos professores do 2.º Ciclo de Inglês, queremos perceber quais as alterações que estas atividades provocaram na aquisição de conhecimentos e que influências tiveram no rendimento escolar no ciclo seguinte. Procuramos ainda compreender se existe articulação e como é concretizada, bem como se tem implicações na continuidade pedagógica e no desenvolvimento de competências específicas da Língua Estrangeira – Inglês. O estudo realizou-se no ano letivo de 2011/2012 em sete Agrupamentos de ensino público pertencentes ao Concelho de Guimarães, com professores de ambos os ciclos. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa metodologia de natureza qualitativa em que foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise documental, entrevistas exploratórias, notas de campo e inquéritos por questionário. Os resultados encontrados permitiram-nos perceber que os professores das AEC consideram-nas lúdicas, motivadoras e interessantes, embora desenvolvidas em espaços com condições inapropriadas. Os professores do 2.º Ciclo consideram estas atividades, de forma genérica, uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos. Outro aspeto abordado neste estudo decorre do facto de ser necessário conhecer e entender como é feita a articulação entre os professores de ambos os ciclos, assim como perceber até que ponto existe continuidade curricular/pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, do ensino da Língua Estrangeira de Inglês. Queremos, deste modo, realçar os aspetos positivos e/ou elaborar recomendações no sentido de superar algumas lacunas que possam existir na articulação curricular entre níveis e na continuidade pedagógica no Ensino de Inglês entre o 1.º e o 2.º Ciclo.
The present study aims to understand the nature of the work developed in Extracurricular Activities of English (AEC) and if it has significant implications in children's learning. Through the teachers of the 1st Cycle of Extracurricular Activities of English and 2nd Cycle English teachers, we want to understand what changes these activities have raised in the acquisition of knowledge and what kind of influences had on the school performance in the next cycle. We also seek to understand if there is articulation and how it is realized, as well as if it has implications for pedagogical continuity and development of specific skills in Foreign Language (LE) - English. The study took place in the academic year 2011/2012 in seven groups of public education belonging to Guimarães, with teachers from both cycles. This is a case study based on a qualitative methodology in which we use the following data collection instruments: document analysis, the semi-structured interviews, field notes and questionnaires. The results allowed us to realize that Extracurricular Activities teachers consider them ludic, motivating and interesting, although developed in spaces with inappropriate conditions. Teachers on 2nd Cycle consider them a positive influence on students' academic performance. Another aspect addressed in this study arises from the fact that it is necessary to know and understand how articulation is made among teachers of both cycles, as well as realize the extent to which there is curricular/pedagogical continuity in the teaching-learning process, in the language teaching foreign English. In this way, we wish to highlight the positive aspects and / or make recommendations to overcome some of the gaps that may exist in the curricular articulation between levels and in the pedagogical continuity in English Teaching between the 1st and 2nd Cycle.
TypeConference paper
DescriptionEste texto é uma síntese do trabalho de investigação intitulado “A Atividade de Eriquecimento Curricular de Inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso no concelho de Guimarães” (Cruz, 2012) desenvolvido por Alice Manuela Alves Cruz, como Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança, na Área de Especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa. Pode-se consultar a versão original deste trabalho no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL http://hdl.handle.net/1822/23698
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52731
ISBN978-989-8525-22-2
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

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