Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52642

TítuloRelação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na educação básica
Outro(s) título(s)Relationship between family/community and school: learning experiences in basic education
Autor(es)Nogueira, Cátia Brito
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveRelação entre a comunidade e escola
Agentes educativos
Participação das famílias
Comunidade educativa
Educação Básica
DataSet-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoNogueira, Cátia Brito & Silva, Carlos (2013). Relação Entre a Família/Comunidade e a Escola: Experiências de Aprendizagem na Educação Básica. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco & Ricardo Monginho (Orgs.). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2.ª edição, revista e aumentada) (pp. 1746-1777). 11-13 de setembro de 2013. Braga: CIEd – Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação – Universidade do Minho (ISBN 978-989-8525-22-2).
Resumo(s)O presente texto pretende contribuir para o estudo da Relação Família/Comunidade – Escola, tendo em conta a perspetiva de alguns agentes educativos, nomeadamente, os Alunos, os Encarregados de Educação e os Professores. Deve-se referir que graças à riqueza e diversidade dos contextos educativos vivenciada ao longo de um processo de Prática de Ensino Supervisionada, o texto apresenta uma comparação entre o contexto da Educação Pré-Escolar e o contexto do 1.º Ciclo de Ensino Básico no que concerne ao tema objeto de investigação, tendo em conta as semelhanças e diferenças entre as duas valências. O objetivo global da investigação é o encontro de respostas para a questão “Relação Família – Escola: um caso de parceria ou de conflito no processo de ensino e aprendizagem?”. Neste sentido, para fazer prevalecer a parceria e desterrar o conflito entre os agentes educativos utiliza-se, como estratégias, primeiramente a avaliação do grau de importância desta relação no contexto em questão, o fomento da participação ativa das famílias e restante comunidade e também o estímulo da participação das crianças no que é trabalhado no seio familiar e das suas comunidades. Circunscrito na metodologia investigação-ação, o processo de Prática de Ensino Supervisionada iniciou-se com a observação do contexto educativo, mais especificamente com o levantamento de dados relativos às suas características. Após o levantamento dos dados seguiu-se a análise dos mesmos para a conceptualização da intervenção e consequentes planificações que constituíram-se como instrumentos base para o desenvolvimento de ações educativas intencionais e adequadamente contextualizadas e fundamentadas. O texto parte de várias leituras exploratórias e de diferentes conceções acerca do tema referido com o objetivo de sustentar teoricamente toda a intervenção educativa bem como todo o processo de investigação, no sentido de considerar uma mais-valia educativa a promoção das relações Família/Comunidade – Escola.
The present text aims to contribute to the study of the Relationship between Family/Community - School, taking into account the perspective of some educational agents, namely, the Students, the Guardians and the Teachers. It should be noted that, thanks to the richness and diversity of the educational contexts experienced throughout a process of Supervised Teaching Practice, the text presents a comparison between two Portuguese educational contexts, one of Pre-School Education and the other of Primary School, in regard to the subject under investigation, taking into account the similarities and differences between the two educational valences. The overall goal of this research is to find answers to the question "Family – Schools Relationship: a partnership event or conflict in the teaching and learning process?”. In this sense, in order to make partnership prevail and to eliminate conflict between educational agents, strategies are used primarily to assess the degree of importance of this relationship in the context in question, to encourage the active participation of families and the rest of the community, as well as the stimulation of children's participation in what is worked within the family and within their communities. Circumscribed in action-research methodology, the process of Supervised Teaching Practice began with the observation of the educational context, more specifically with the gathering of data related to its characteristics. After the data collection, the analysis was followed for the conceptualization of the intervention and consequent planning that constituted as instruments for development of intentional educational actions basic and properly contextualized and grounded. The text starts from several exploratory readings and from different conceptions about the mentioned subject (Family - Schools Relationship) with the objective of theoretically sustaining all the educational intervention as well as the whole process of investigation, in order to consider as an issue of educational interest the promotion of family/community - school relationship.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoA comunicação relativa a este texto foi apresentada na área temática 05 – “Família, Escola e Comunidade”, do “XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia”, realizado entre 11-13 de setembro de 2013, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este texto é uma síntese do trabalho de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da PES – Prática de Ensino Supervisionado, intitulado “Relação entre a família - comunidade e a escola”(Brito, 2012) da autoria de Cátia Brito Nogueira, como requisito para a conclusão do Mestrado de Ensino de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, no ano letivo de 2011-12. Pode-se consultar a versão original deste trabalho no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL http://hdl.handle.net/1822/23881 .
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52642
ISBN978-989-8525-22-2
Versão da editorahttp://webs.ie.uminho.pt/xiigp/at5.pdf
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
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