Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52632

TitleConstruindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional – contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto e do Modelo Curricular PROCUR
Other titlesBuilding the profession (becoming a teacher): between school learning and professional development - contributions from the Project Work Methodology and the PROCUR Curriculum Model
Author(s)Caldas, Joana Mafalda Martins
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsTornar-se professor
Aprendizagem escolar
Desenvolvimento profissional
Metodologia de Trabalho de Projeto
Projeto Curricular Integrado
Modelo Curricular PROCUR
Issue dateSep-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationCaldas, Joana Mafalda Martins & SIlva, Carlos (2013). Construindo a Profissão: Entre a Aprendizagem Escolar e o Desenvolvimento Profissional – Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto E do Modelo Curricular PROCUR. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco & Ricardo Monginho (Orgs.). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2.ª edição, revista e aumentada) (pp. 1178-1202). 11-13 de setembro de 2013. Braga: CIEd – Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação – Universidade do Minho (ISBN 978-989-8525-22-2).
Abstract(s)Ao longo deste trabalho, são discutidos e analisados conceitos e ideias fundamentais no desenvolvimento da profissão docente, nomeadamente a conceção de currículo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico e diferentes formas de desenvolvê-lo e vivê-lo, ativamente. Procura-se estabelecer uma imagem clara e consciente do que é esperado, ao nível da gestão curricular, de um profissional informado e preocupado com o pleno desenvolvimento das crianças, tornando-se visível, também, a importância das perspetivas construtivistas, humanistas, ecológicas e sócio-críticas da aprendizagem. São, então, estudados dois modelos curriculares, o modelo High/Scope e o modelo PROCUR, assim como as estratégias metodológicas que os sublinham, a Metodologia de Trabalho de Projeto e o Projeto Curricular Integrado, que possibilitam a vivência de um currículo integrado pelas crianças, contribuindo para o seu crescimento enquanto alunos e cidadãos de uma determinada sociedade. À luz destas ideias e perspetivas, são desenvolvidos, na prática, em colaboração com as crianças, dois projetos, com características similares, mas simultaneamente diferentes, em duas valências educativas distintas, um jardim-de-infância e uma escola do 1.º ciclo do ensino básico. Ambos os projetos seguem os interesses e as necessidades das crianças e procuram evidenciar o papel da ação na construção de aprendizagens significativas. Com dois tópicos distintos, torna-se claro o impacto da utilização destas estratégias no desenvolvimento de aprendizagens e saberes essenciais no crescimento da criança. Salienta-se, ainda, o facto de estes conhecimentos serem adquiridos, pelas crianças, de uma forma ativa, e, principalmente, motivada e sentida, dada a integração dos seus interesses e da sua voz, nos momentos de planificação, intervenção e avaliação. Este trabalho foi desenvolvido seguindo os parâmetros da metodologia de investigação-ação e, como tal, procurou primar pela pesquisa e estudo constantes, com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação. Deste modo, o principal objetivo deste projeto de investigação-ação foi promover a vivência de momentos de aprendizagem alicerçados em critérios de significatividade e relevância para o crescimento e desenvolvimento da criança. A análise reflexiva e contínua deste processo permitiu averiguar e verificar as suas potencialidades, a este nível do desenvolvimento de competências e saberes, e, também, como meio de desenvolvimento da profissão docente com coerência, informação e consciência.
Throughout this work fundamental concepts and ideas in the development of teaching profession, in particular the design of curriculum in the pre-school and primary school and the way of developing and experiencing it actively, are discussed and analysed. A clear and conscientious image of what is expected from an informed and concerned professional with children’s development is established, making the meaning of constructivist, humanist, ecological and socio-critic perspectives of learning visible. Curricular models, like the High/Scope model and the PROCUR Curricular model, and specific methodological strategies, as the Project Work and Integrated Curricular Project, that enable the experience of an integrated curriculum by the children and contribute to their growth as students and citizens of a society, are studied. Having these ideas and perspectives on sight, two projects with similar, but also with different characteristics, are developed in practice and in collaboration with children in two distinct places, a kindergarten and a primary school. Both projects follow the children’s interests and needs, and try to emphasize the role of action in the construction of significant learning. With two different subjects, the impact of using these strategies in the development of essential learning and knowledge for children’s growth becomes clear. The fact that this knowledge is actively acquired with motivation felt by children, because of the integration of their interests and voices in moments of planning, intervention and evaluation, is revealed. In this work the considerations of action-research methodology have been followed, with a constant research and study, with the aim of improving the teaching and learning process through a conscientious and informed reflection about the action. Therefore, the principal objective of this project was promoting the experience of learning moments based on significance and relevance criteria for the growth and development of the child. The reflexive and continuous analysis of this process pointed out the potential of these strategies and that they are also a developing form of the teaching profession with coherence, information and conscience.
TypeConference paper
DescriptionA comunicação relativa a este texto foi apresentada na Área Temática 04 – “Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas”, do “XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia”, realizado entre 11-13 de setembro de 2013, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este texto é uma síntese do trabalho de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da PES – Prática de Ensino Supervisionado, intitulado “Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional – contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto e do Modelo Curricular PROCUR” (Caldas, 2012) da autoria de Joana Mafalda Martins Caldas, como requisito para a conclusão do Mestrado de Ensino de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, no ano letivo de 2011-12. Pode-se consultar a versão original deste trabalho no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL http://hdl.handle.net/1822/21106 .
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52632
ISBN978-989-8525-22-2
Publisher versionhttp://webs.ie.uminho.pt/xiigp/at4.pdf
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
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