Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52629

TitleEstratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
Other titlesStrategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cycles
Author(s)Gomes, Alexandra
Viseu, Floriano
KeywordsResolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Formação de professores.
Problem solving
Solving strategies
Teacher training
Issue date2017
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationGomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2752
Abstract(s)A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.
The relevance of problem solving in mathematics curricula has led us to investigate the strategies used by prospective teachers in solving two Geometry problems: one of counting and one of shorter path. In the counting problem, prospective teachers use schemas to represent the situation and tables to organize and look for regularities in the data. Not all of them tries to generalize. As for the shortest path problem, prospective teachers use schemes to illustrate the situation, which become insufficient to understand and find the solution to the problem. In response to this problem prospective teachers use natural language without any mathematical support. The difficulty that emerges in their resolutions is due to the lack of mobilization of geometric knowledge that help solve the problem.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52629
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2752
e-ISSN2386-7418
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

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