Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52593

TitleO sentido espacial e o trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar
Author(s)Balinha, Filipa
Mamede, Ema
Issue date2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationBalinha, F. & Mamede, E. (2016). O sentido espacial e o trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar. In II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, Braga: IE & CIEC.
Abstract(s)Este trabalho apresenta parte de uma investigação realizada em contexto de prática de estágio com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos que frequentavam a educação pré-escolar. Procurando-se conhecer o sentido espacial das crianças de 3 e 4 anos, a investigação teve como propósito responder a três questões centrais: 1. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? 2. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 3. Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Ao longo da investigação foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo, com contornos de investigação ação, contemplando 23 tarefas relacionadas com o sentido espacial, nomeadamente, das noções espaciais – desenhos e mapas, propriedades das figuras geométricas e resolução de problemas com estas figuras. Apresentam-se aqui 3 dessas tarefas, analisando-se especificamente as reações das crianças às tarefas relacionadas diretamente com a aprendizagem das figuras geométricas e a resolução de problemas com as mesmas, através da utilização do geoplano.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52593
ISBN978-989-8765-46-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Balinha & Mamede SLBEI final.pdf202,05 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID