Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52582

TitleAs noções espaciais e o mundo da criança
Author(s)Balinha, Filipa
Mamede, Ema
KeywordsSentido espacial
Educação pré-escolar
Geometria
Matemática
Issue date2016
PublisherInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
Abstract(s)Este artigo foca a exploração do conhecimento informal sobre geometria, ao nível do pré-escolar. Retrata-se aqui parte de uma investigação que procura conhecer o sentido espacial de 20 crianças de 3 e 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. Procuram-se respostas a três questões: 1. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 2. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? Analisam-se, neste artigo, as tarefas que se relacionam com as noções espaciais – desenhos das crianças e mapas. Os resultados sugerem que as crianças melhoraram ao nível das noções de espaço espelhadas nos seus desenhos ao longo da intervenção. Constata-se, também, que as crianças conseguiam utilizar algumas noções espaciais, confirmadas na leitura de mapas e maquetas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52582
ISBN978-989-8756-09-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Balinha & Mamede CRIA 2016 Final.pdf906,11 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID