Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52558

TitleAs crianças do pré-escolar e a resolução de problemas de estrutura aditiva
Author(s)Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
Issue date2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)Este artigo descreve um estudo que procura perceber como raciocinam as crianças do pré-escolar quando resolvem alguns problemas de estrutura aditiva. Procura-se resposta a três questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças do pré-escolar quando resolvem alguns problemas de estrutura aditiva? 2) Que estratégias utilizam quando resolvem corretamente esses problemas? 3) Que argumentos usam para justificar as suas resoluções corretas? Desenvolveu-se um estudo quantitativo que analisa os desempenhos, estratégias e argumentos de crianças dos 4 aos 6 anos (N=90) quando resolvem seis problemas de estrutura aditiva. A análise quantitativa sugere que as crianças resolvem com facilidade os problemas propostos, utilizando estratégias adequadas para responderem corretamente aos problemas propostos, chegando mesmo a recorrer a estratégias abstratas como a contagem e os factos numéricos. Foi ainda observado que as crianças conseguem refletir sobre a sua ação, e apresentam argumentos válidos para justificar as suas resoluções. Os resultados desta investigação remetem para uma reflexão sobre as experiências, linguagens e saberes que se podem proporcionar às crianças tendo em consideração a especificidade da Educação de Infância.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52558
ISBN978-989-8765-46-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Soutinho&Mamede_ SLBEI_2016.pdf245,03 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID