Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52501
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balinha, Filipa | por |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T14:20:27Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15T14:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Balinha, F. & Mamede, E. (2016). Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber & Educar, 21, 118-129. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52501 | - |
dc.description.abstract | Este artigo descreve a exploração de tarefas de geometria, com um grupo de crianças a frequentar a educação Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20 crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações topológicas, à leitura de mapas e à orientação espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou evidente que é possível trabalhar geometria, nestas idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam pensadas para a educação pré-escolar atendendo aos documentos curriculares. Desta forma, podemos interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças a crescer e a aprender brincando. | por |
dc.description.abstract | This article describes the exploration of geometry tasks with a group of children attending pre-school education in Braga. Four tasks were presented in the context of geometry to a group of 20 children aged 3 to 4 years. The tasks included the approach to geometric figures, the topological relations, maps reading and spatial orientation. As it is described in this article, it became clear that with practice, at this age, you can work geometry and mathematics as long the tasks are presented in the form of games or challenges. It is important that the tasks are designed for pre-school education attending the curriculum documents. In this way, we can connect the several areas of knowledge and build interesting and challenging tasks to help children grow and learn while playing. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Jardim de Infância | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Mathematics | por |
dc.subject | Kindergarten | por |
dc.subject | Geometry | por |
dc.subject | Preschool | por |
dc.title | Brincar com a geometria na educação pré-escolar | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/25/showToc | por |
oaire.citationStartPage | 118 | por |
oaire.citationEndPage | 129 | por |
oaire.citationVolume | 21 | por |
dc.identifier.eissn | 1647-2144 | - |
dc.identifier.doi | 10.17346/se.vol21.220 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Saber & Educar | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa & Balinha.pdf | 980,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |