Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52464

TitleCompreender e prevenir o erro: contributos para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico)
Author(s)Ribeiro, Diana Areias
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsCompetência Ortográfica
Processos de escrita de textos
Currículo da Educação Básica
Projeto Curricular Integrado
Perfil profissional docente
Issue dateSep-2014
PublisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitationRibeiro, Diana Areias & Silva, Carlos (2014). Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira (Orgs.). Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (pp. 1448-1458). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ISBN: 978-989-704-188-4, 11 a 13 de setembro de 2014).
Abstract(s)Este trabalho apresenta todo o percurso investigativo realizado durante um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Configurando-se como um projeto de investigação-ação, este teve finalidades, quer de natureza pedagógica, quer de natureza investigativa. Desta forma, o objetivo central deste projeto formaliza-se pelo interesse em conhecer o impacto de estratégias de intervenção no âmbito da promoção da competência ortográfica e da aprendizagem dos processos de escrita de textos. Nesse sentido, teve se também como objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as práticas pedagógicas nas áreas em estudo, permitindo, assim, o desenvolvimento de competências profissionais. A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, no qual se destaca a atividade integradora “Caça ao erro para melhor escrever!”, que é o objeto de estudo central da investigação. Esta intervenção consistiu na implementação de diferentes atividades e estratégias, mobilizadas em torno da ortografia e da escrita de textos, promovendo as habilidades metacognitivas dos alunos, para tornar as aprendizagens significativas e enriquecedoras. Para isso, recorre-se a diversas estratégias e instrumentos de recolha de informação que permitiram sustentar a avaliação do projeto. A análise dos dados recolhidos foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa. Os resultados obtidos revelam que os alunos evoluíram nos seus saberes relativamente às convenções da ortografia e aos processos de escrita de textos, nos quais se evidenciou igualmente a revisão ortográfica. Especificamente tendo em conta a competência ortográfica, os alunos compreenderam as estratégias recorrentes das duas vias utilizadas no acesso à escrita ortográfica das palavras do português: a via fonológica (unidades e regras de correspondência entre sons e unidades sonoras) e a via lexical (memorização da forma ortográfica da palavra). Do mesmo modo, os alunos demonstraram ter aprendido explicitamente estratégias que podem mobilizar para futuras situações de escrita, tanto ao nível da questão ortográfica, como de outros aspetos em jogo numa produção textual. A análise deste projeto finaliza-se com uma reflexão sobre os contributos do Projeto Curricular Integrado no desenvolvimento do currículo da educação básica, assim como no impacto do trabalho realizado no desenvolvimento de competências do perfil profissional da educação básica, das quais se salienta as capacidades de investigação, colaboração e reflexão.
The communication briefly presents the investigative course carried out during a pedagogical intervention developed in a 2nd year class of the primary school (Portuguese 1st Cycle of Basic Education). It was set up as an action research project, having as its central objective the interest in knowing the impact of intervention strategies in the scope of the promotion of the spelling competence and the learning of the writing processes of texts. Thus, it was possible to understand, improve and evaluate pedagogical practices in the areas under study, also allowing the development of professional skills. The pedagogical and curricular intervention was developed through the methodology of Integrated Curricular Project, evidencing its articulation with the development of orthographic competence.
A comunicação apresenta de forma resumida o percurso investigativo realizado durante uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 2.º ano de escolaridade. Configurou-se como um projeto de investigação-ação, tendo como objetivo central o interesse em conhecer o impacto de estratégias de intervenção no âmbito da promoção da competência ortográfica e da aprendizagem dos processos de escrita de textos. Assim, foi possível compreender, aperfeiçoar e avaliar as práticas pedagógicas nas áreas em estudo, permitindo também o desenvolvimento de competências profissionais. A intervenção pedagógica desenvolveu-se através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, evidenciando-se a sua articulação com o desenvolvimento da competência ortográfica.
TypeConference paper
DescriptionA comunicação apresentada no “XII Congresso SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar “, Vila Real de 11 a 13 de setembro de 2014, e este texto que lhe corresponde, apenas refere-se a uma síntese de todo o processo investigativo e à intervenção pedagógica que envolveu o projeto “Compreender e Prevenir o erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (Um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico)”, desenvolvido no âmbito da PES – Prática de Ensino Supervisionado, como requisito para a conclusão do Mestrado de Ensino de Edução Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, no ano letivo de 2012-13 (Ribeiro, 2014). Sendo assim, para consultar a versão original do trabalho e proceder ao esclarecimento de mais detalhes, verifique o REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL – http://hdl.handle.net/1822/30129.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52464
ISBN978-989-704-188-4
Publisher versionhttps://goo.gl/EfQfLh
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPCE_2014-09_Ribeiro_&_Silva_1464-1474_&capa.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID