Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52432
Título: | Reutilização de telas publicitárias na criação de embalagens para serviços de apoio domiciliário |
Autor(es): | Freitas, Manuela Pereira de |
Orientador(es): | Cunha, Joana Trigueiros, Paula |
Palavras-chave: | Telas publicitárias Design Sustentabilidade Serviços de apoio domiciliário Embalagens Advertising screens Sustainability Home care services Packaging |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | As telas publicitárias são continuamente utilizadas na promoção de eventos, concertos, atividades
políticas, informativas, campanhas de marketing visíveis em vários locais. No entanto, qual o seu destino
quando o tema publicitado expira? Na tentativa de dar uma nova vida às telas publicitárias foram
procuradas modos de as reutilizar de forma sustentável e útil. Uma forma de reutilização pode ser
orientada para o benefício de várias entidades e instituições dadas as propriedades deste material.
Neste projeto é feita uma abordagem ao design, à sustentabilidade, à necessidade de inovação. A
necessidade de receber ajuda de outrem leva a que os cidadãos (essencialmente idosos) procurem
Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) serviços prestados por Instituições Particulares de Solidariedade
Social (IPSS) que facilitam a rotina diária, de modo a melhorar a sua qualidade de vida. Estes constam
de manutenção, limpeza, refeições e incluído no serviço de SAD, deparamo-nos com a manutenção do
vestuário dos utentes. Foram efetuados estudos de caso de modo a ter uma maior perceção do
funcionamento do serviço e das necessidades existentes.
O transporte do vestuário ocorre em dois momentos, quando este é recolhido da habitação do utente
para manutenção (serviço de lavandaria do centro) e no sentido inverso. De modo a facilitar estas tarefas
foram estudadas as embalagens utilizadas. Para tal foi concebido um produto passível de utilização em
todo o ciclo do SAD tendo como material principal as telas publicitárias, procurando assim a conceção
de um produto sustentável. Procedeu-se a várias estudos e prototipagem de uma embalagem que
respondesse aos requisitos do serviço e que valorizasse o material utilizado.
Concluiu-se assim que as telas publicitárias podem reutilizadas para este fim com sucesso. Advertising screens are continually being used in the promotion of events, concerts, political activities, informative, marketing campaigns visible in various locations. However, what is your destination when the advertised theme expires? In an attempt to give new life to the advertising screens, ways were sought to reuse them in a sustainable and useful way. One form of reuse can be targeted to the benefit of various entities and institutions given the properties of this material. In this project an approach is made to design, to sustainability and to the need for innovation. The need to receive help from others leads citizens (mainly the elderly) to seek home support services (SAD) services provided by Private Institutions of Social Solidarity (IPSS) that facilitates daily routine in order to improve their quality of life. These include maintenance, cleaning, meals and included in the SAD service, with the maintenance of the wearer's clothing. Case studies were carried out in order to better understand the functioning of the service and the existing needs. The transportation of the clothing takes place in two moments, when it is collected from the user's room for maintenance (center laundry service) and in the opposite direction. In order to facilitate these tasks packaging used was studied. For this purpose, a product that can be used throughout the SAD cycle was designed with advertising screens as the main material, thus seeking the design of a sustainable product. Several studies and prototyping of a package were carried out to meet the requirements of the service and to value the material used. Conclusions stand that advertising screens can be successfully reused for this purpose. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52432 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuela Pereira de Freitas.pdf Acesso restrito! | 42,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |