Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/52394

TítuloA Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades
Autor(es)Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveFormação de Professores
Pesquisa na Formação
PIBID
Teachers’ Formation
Research in Training
Data2017
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaEducação & Realidade
CitaçãoPaniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2)
Resumo(s)A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.
The Training in and for Research in PIBID: possibilities and weaknesses. This research aims to investigate contributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência [Institutional Scholar- ship for Teaching Initiation Program] - (PIBID) to the learning of teachers. It is focused on the construction of the professional identity as researchers and reflective teachers, in the context of a Federal Institute of Sciences, Education and Technology, by means of narratives and documents analysis. It was evident that the PIBID may constitute a space for reflection, where the student is encouraged to develop an investigative approach and to prepare and implement educational and research projects; however, studies and reflections concerning research should also be taken by other trainer teachers so that such activity will be strengthened in the institution.
Tipoarticle
DescriçãoAhead of print
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52394
DOI10.1590/2175-623658411
ISSN0100-3143
e-ISSN2175-6236
Versão da editorahttp://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/58411
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID.pdf222,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis