Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52350

TitlePercepções dos alunos/as do 9º ano de escolaridade sobre o papel do conhecimento biológico na prevenção da gravidez na adolescência
Author(s)Sousa, Manuela
Vilaça, Teresa
KeywordsPrevenção da gravidez
Adolescência
Metodologia IVAM
Educação em Ciências
Educação Sexual
Issue dateOct-2017
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationSousa, M., & Vilaça, T. (2017). Percepções dos/as alunos/as do 9º ano de escolaridade sobre o papel do conhecimento biológico na prevenção da gravidez na adolescência. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade (pp. 225 – 239). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Abstract(s)A metodologia IVAM (Investigação, Visão, Ação e Mudança) é eficaz no desenvolvimento da competência dos/as alunos para investigarem as consequências e causas dos problemas que emergem na sexualidade e planificarem, implementarem e avaliarem ações para ajudar a eliminar as causas desses problemas. Esta investigação procurou atingir vários objetivos, nomeadamente, analisar a importância que os/as alunos/as do 9.º ano atribuíam ao conhecimento biológico durante o desenvolvimento de um projeto orientado para a sua ação na de prevenção da gravidez não planeada na adolescência, seguindo a metodologia IVAM. Mais especificamente, visou analisar: i) o tipo de conhecimento científico valorizado nas consequências da gravidez na adolescência identificadas; ii) o valor atribuído ao conhecimento biológico nas causas da gravidez na adolescência; iii) o valor atribuído ao conhecimento biológico nas ações realizadas para ajudarem a eliminar as causas da gravidez na adolescência.
The IVAC methodology (Investigation, Vision, Action and Change) is effective in developing students' competence to investigate the consequences and causes of problems that emerge in sexuality and to plan, implement and evaluate actions to help to eliminate the causes of these problems. This research aimed to reach several objectives, namely, to analyse the importance that the students of the 9th grade attributed to the biological knowledge during the development of an action-oriented project on unplanned pregnancy prevention in adolescence, following the IVAC methodology. More specifically, it was aimed to analyse: i) the type of scientific knowledge valued in the consequences of the teenage pregnancy identified; ii) the value attributed to biological knowledge in the causes of teenage pregnancy; iii) the value attributed to biological knowledge in actions taken to help eliminate the causes of teenage pregnancy.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52350
ISBN978-972-8952-47-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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