Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52274
Título: | A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional |
Autor(es): | Sarmento, Teresa Paniago, Rosenilde |
Palavras-chave: | Formação de Professores Processo de Bolonha Investigação na Formação |
Data: | Set-2016 |
Editora: | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
Revista: | Revista Reflexão e Ação |
Citação: | Sarmento, T., & Paniago, R. A INVESTIGAÇÃO AO SERVIÇO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CENTRAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Reflexão e Ação, 24(3), 47-69 |
Resumo(s): | O processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado. O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como ‘investigação ao serviço das práticas’. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52274 |
DOI: | 10.17058/rea.v24i3.7533 |
ISSN: | 1982-9949 |
Versão da editora: | https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7533 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
7533-38597-1-PB.pdf | 421,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |