Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52244

TitlePotencialidades da aprendizagem baseada em projetos orientados para a resolução de problemas em saúde e ambiente
Author(s)Vilaça, Teresa
Mabote, Carla
KeywordsEnsino superior
Aprendizagem baseada em projetos
Resolução de problemas
Saúde
Ambiente
Supervisão entre pares
Issue date2016
PublisherDe Facto Editores
CitationVilaça, T., & Mabote, C. (2016). Potencialidades no ensino superior da aprendizagem baseada em projetos orientados para a ação na resolução de problemas de saúde e ambiente. In F. Vieira et al. (Eds.), Inovação pedagógica no ensino superior: ideias (e) práticas. Santo Tirso: De Facto Editores.
Abstract(s)A aprendizagem baseada em projetos (ABPj) parte do pressuposto que os problemas do mundo real prendem a atenção dos alunos e provocam-lhes reflexões sérias, à medida que vão adquirindo e aplicando novos conhecimentos num contexto de resolução de problemas e ligam as experiências da vida real com a vida na universidade. Neste estudo explorara-se o uso da supervisão clínica reflexiva entre pares, na disciplina de mestrado “Educação Ambiental e Saúde”, envolvendo 49 alunos, professores de Ciências que lecionavam na universidade ou nas escolas públicas, para responder a duas questões de investigação: i) que tipo de feedback é fornecido ao par observado para o ajudar a desenvolver-se profissionalmente?; ii) que metodologias de ensino são percepcionadas pelos pares como mais positivas para desenvolver as suas competências para a prática profissional em educação para a saúde e sustentabilidade ambiental? Os dados recolhidos através de notas de campo foram analisados num sistema de categorias indutivas. Verificou-se que a maior parte dos professores sentiu necessidade de melhorar as suas competências a nível da comunicação durante a aula, aspetos metodológicos na implementação da aula e na ligação da teoria com a prática da vida real. Também se verificou que a maior parte dos pares considerou que a ABPj orientada para a ação foi a metodologia que melhor desenvolveu as suas competências para a prática profissional. Uma das principais implicações deste estudo é mostrar que a combinação da supervisão clinica reflexiva entre pares com a ABPj na universidade, integra de uma forma relevante o currículo com o mundo real e aumenta as competências dos alunos para a prática profissional.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52244
ISBN978-989-8557-72-8
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016-Vilaca_Mabote.pdf
  Restricted access
1,04 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID