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dc.contributor.authorRibeiro, Paula Regina Costapor
dc.contributor.authorMagalhães, Joanalira Corpespor
dc.contributor.authorSilva, Elenita Pinheiro de Queirozpor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2018-03-13T10:49:06Z-
dc.date.available2018-03-13T10:49:06Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationRibeiro, P.R.C., Magalhães, J.C., Silva, E.P.Q., & Vilaça, T. (2016). O ensino de Biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades. BioGrafia-Escritos Sobre la Biología y su Enseñanza, 9(16), 77-86.por
dc.identifier.issn2027-1034-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/52190-
dc.description.abstractO artigo apresenta algumas potencialidades para promover debates sobre a inclusão das temáticas corpos, gêneros e sexualidades no currículo de Biologia, de modo a possibilitar a (re)leitura dos sentidos e significados em circulação acerca dessas temáticas. Essas releituras entendem essas temáticas como construções históricas e culturais que, ao correlacionarem comportamentos, linguagens, representações, crenças, identidades e posturas produzem os sujeitos. Neste artigo estabelecemos conexões com o campo teórico dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e tomamos a mídia e os livros didáticos de Ciências Naturais e de Biologia do Brasil e de Portugal como produtos e produções, tecnologias e dispositivos, que carregam ensinamentos sobre os corpos, gêneros e sexualidades. Defendemos que tais materiais reafirmam ideais de normalidade e normalização dos corpos, das sexualidades e dos gêneros. As mídias e os livros didáticos podem possibilitar ao/à professor/a problematizar os modos como noções de corpos, gêneros e sexualidades circulam em nossa sociedade. Concluímos que o uso das mídias e dos livros didáticos em sala de aula podem favorecer as discussões acerca dessas temáticas para além de sua dimensão biológica, o que significa potencializar a apropriação dos corpos em permanente processo de construção, generificados e sexualizados.por
dc.description.abstractThe paper presents some potential to promote debates regarding the inclusion of the bodies, gender and sexualities themes in the Biology curriculum, in order to enable the (re)reading of the senses and meanings currently in circulation about these themes. These (re)readings understand these themes as historical and cultural constructs that, while they are correlating behaviours, languages, representations, beliefs, identities and attitudes are producing the individuals. In this article we establish connections with the theoretical field of cultural studies in its post-structuralist dimensions and, we took the media and textbooks of both Natural Science and Biology of Brazil and Portugal as products and productions, technologies and devices that carry knowledge about the bodies, genders and sexualities. We advocate that these materials reaffirm the ideals of normality and normalization of bodies, sexualities and genders. Both the media and textbooks can allow the teacher to problematize the ways in which notions of bodies, genders and sexualities are widespread in our society. We conclude that the use of both media and textbooks in the classroom can foster discussions on these themes beyond its biological dimension, which means enhancing the ownership of the bodies in a permanent process of construction, gendered and sexualized.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad Pedagógica Nacionalpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCorpospor
dc.subjectGênerospor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectBodiespor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectMediapor
dc.titleO ensino de Biologia e suas articulações com questões de corpos, gêneros e sexualidadespor
dc.title.alternativeThe teaching of biology and its articulations with body, gender and sexuality questionspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage86por
oaire.citationIssue16por
oaire.citationConferencePlaceBogotá, Colômbiapor
oaire.citationVolume9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalBio-grafía: Escritos Sobre la Biología y su Enseñanzapor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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