Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52180

TítuloTutoria online no ensino superior
Autor(es)Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveEducação a distância
Tutoria online
Ensino superior
e-learning
Distance education
Online tutoring
Higher education
DataMai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoCorrea, Ana & Silva, Bento (2015). Tutoria online no ensino superior. In: Gomes, M. J., Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.), Atas da IX Conferência Internacional TIC na Educação, Challenges 2015 - Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência em TIC na Educação da Universidade do Minho, pp. 847-853.
Resumo(s)O cenário educacional tem sido convocado a rever suas práticas de forma a absorver as potencialidades advindas dos recursos tecnológicos web e do uso dos dispositivos móveis a serviço da aprendizagem. Partindo desta premissa, os cursos a distância passam a ter necessidade de reformulações, bem como os agentes que estabelecem interfaces voltadas para a produção de conhecimento no ambiente virtual. Nesse novo contexto, a função do tutor online passa a assumir novos desafios e significados, de forma a não se tornar descontextualizada do mundo na era digital. O presente estudo é parte integrante do projeto de tese de doutoramento em Ciências da Educação e tem como propósito refletir sobre as atuais exigências da tutoria na EaD, no contexto do ensino superior brasileiro, e seu posicionamento frente aos mecanismos de pesquisa individual e colaborativa e da adoção de estratégias educacionais inovadoras a partir das aplicações didáticas de ensino e formação oportunizadas pelo e-learning.
The educational scene has been convened to review their practices in order to absorb the potential of web technology resources and the use of mobile communication for learning. On this situation, the distance courses have need improvements and the agents that provide interfaces for production of knowledge in the virtual environment. In this new context, the role of the online tutor begins to take on new challenges and meanings, so as not to become disconnected the world in the digital age. This study is part of the doctoral thesis project in Educational Sciences and proposes to reflect on the current requirements of tutoring in distance education in the context of Brazilian higher education, and its position relative to the individual and collaborative research mechanisms and adoption of innovative educational strategies from the didactic applications of tutorship and training by e-learning.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52180
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tutoria online no ensino superior - atas_challenges_2015.pdf119,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID