Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52180
Título: | Tutoria online no ensino superior |
Autor(es): | Corrêa, Ana Perpétua Ellery Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Educação a distância Tutoria online Ensino superior e-learning Distance education Online tutoring Higher education |
Data: | Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Correa, Ana & Silva, Bento (2015). Tutoria online no ensino superior. In: Gomes, M. J., Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.), Atas da IX Conferência Internacional TIC na Educação, Challenges 2015 - Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência em TIC na Educação da Universidade do Minho, pp. 847-853. |
Resumo(s): | O cenário educacional tem sido convocado a rever suas práticas de forma a
absorver as potencialidades advindas dos recursos tecnológicos web e do uso dos
dispositivos móveis a serviço da aprendizagem. Partindo desta premissa, os cursos a
distância passam a ter necessidade de reformulações, bem como os agentes que
estabelecem interfaces voltadas para a produção de conhecimento no ambiente virtual.
Nesse novo contexto, a função do tutor online passa a assumir novos desafios e
significados, de forma a não se tornar descontextualizada do mundo na era digital. O
presente estudo é parte integrante do projeto de tese de doutoramento em Ciências da
Educação e tem como propósito refletir sobre as atuais exigências da tutoria na EaD,
no contexto do ensino superior brasileiro, e seu posicionamento frente aos mecanismos
de pesquisa individual e colaborativa e da adoção de estratégias educacionais
inovadoras a partir das aplicações didáticas de ensino e formação oportunizadas pelo
e-learning. The educational scene has been convened to review their practices in order to absorb the potential of web technology resources and the use of mobile communication for learning. On this situation, the distance courses have need improvements and the agents that provide interfaces for production of knowledge in the virtual environment. In this new context, the role of the online tutor begins to take on new challenges and meanings, so as not to become disconnected the world in the digital age. This study is part of the doctoral thesis project in Educational Sciences and proposes to reflect on the current requirements of tutoring in distance education in the context of Brazilian higher education, and its position relative to the individual and collaborative research mechanisms and adoption of innovative educational strategies from the didactic applications of tutorship and training by e-learning. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52180 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tutoria online no ensino superior - atas_challenges_2015.pdf | 119,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |