Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/521

TítuloTecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação
Autor(es)Blanco, Elías
Silva, Bento Duarte
Data1993
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
Citação"Revista Portuguesa de Educação". 6:3 (1993) 37-55.
Resumo(s)Os autores analisam, em primeiro lugar, o conceito de Tecnologia Educativa, bem como as três etapas da sua evolução – ajudas para o ensino, ajudas para a aprendizagem e focagem sistémica-. Em segundo lugar, descrevem as origens, evolução e áreas de intervenção da Tecnologia Educativa em Portugal. Destacam três momentos de evolução (arranque, afirmação, e desenvolvimento) e três áreas de intervenção (apoio à educação/ensino à distância, formação de professores e educação de adultos/formação profissional). Por fim, referem-se a algumas investigações efectuadas no país.
The authors analyse the concept of Technology of Education, as well as the three stages of its evolution – assisting teaching, assisting learning and the systemic approach. The origins, development and areas of intervention of this field of study in Portugal are described. Three moments are stressed (initial steps, assertion and development), as well as three areas of intervention (education/distance learning, teacher training and adult education/professional development). An account is given of research undertaken in our country.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/521
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1993,6(3),37-56(EliasBlanco&BentoDuartedaSilva).pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID