Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52098

TítuloExcelência em gestão como agente promotor da competitividade nas MPE’S
Outro(s) título(s)Management promoting SME’S competitiveness
Autor(es)Motta, K. S.
Luna, M. M. M.
Santos, J. P.
Romero, Fernando
Palavras-chaveMicroempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)
Competitividade
Excelência em gestão
Small and micro enterprises (SMEs)
Competitiveness
Management
Data2016
EditoraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
RevistaHolos
Resumo(s)As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.
The small and micro enterprises (SMEs) have high national socio-economic relevance, due to the amount of existing units, wages and jobs they generate. These companies face serious competitiveness problems, which cause premature closure of its activities, among which stand out the flaws in organizational management, which stimulates the search for solutions to the issue. The organizational innovation is seen as an alternative to this, by contemplating the new execution method of management, applicable in the company's business practices, workplace organization or external relations. This work aims to present opportunities for increased competitiveness in 449 Rio Grande do Norte' SMEs, identified through competitiveness matrix. The theoretical basis of this study addresses three dimensions: (i) competitiveness of SMEs; (ii) management excellence; (iii) organizational innovation. The methodological procedures used in the project and the indicators related to current operational performance are presented. The survey results are discussed through: identification of management practices present in the surveyed companies; checking the alignment of the management practices identified criteria used as a reference for diagnosis; identifying opportunities for organizational innovation. It was found that there are opportunities for incremental organizational innovation in the group studied, whose implementation tends to address the companies valued at increasing competitiveness. Outstanding among them the adoption of policy development practices, plans and measurement results by SMEs.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52098
DOI10.15628/holos.2016.4461
ISSN1518-1634
1807-1600
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016-Motta et al-ManagementPromoting - Holos 2016.pdf948,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID