Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/52088

TítuloTCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo
Autor(es)Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra Cristina Silva
Spinillo, Alina Galvão
Palavras-chavecompreensão da leitura
avaliação
compreensão de textos
textos narrativos
Data2014
EditoraCEGOC- TEA Edições
Resumo(s)O TCTML-n permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos narrativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. O TCTML-n pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões com textos narrativos (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) constituídas, cada uma delas, por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e Compreensão Crítica. A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.
Tipoother
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52088
AcessoclosedAccess
Aparece nas coleções:CIPsi - Outros
CIEC - Outros


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis