Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51983

TitleEspaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa
Author(s)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsEspaços formativos
Memórias narrativas
Construção do conhecimento profissional dos professores
Blog como ferramenta metodológica e estratégia formativa
Issue dateJul-2016
PublisherEditora CRV
CitationSILVA, Carlos (2016). Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa. In D. Z. Moraes, V. M. Cordeiro, & O. V. Oliveira (Orgs.). Narrativas Digitais, História, Literatura e Artes na Pesquisa (Auto)Biográfica (pp. 65-81). Curitiba - Brasil: Editora CRV.
Abstract(s)Apresenta-se aqui uma análise significativa positiva entre o conteúdo e a utilização do blog “Ser Professor do 1.º Ciclo”, durante um período de seis meses, num processo de investigação relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados na Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores selecionados a partir das turmas que concluíram a formação nos anos entre 2002 e 2004. Numa estratégia de recolha de dados considerada compósita, satisfazendo a triangulação dos mesmos no desenho do estudo, o blog procurou fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados – três entrevistas semiestruturadas temáticas (formação inicial, período de indução e projeto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional docente, tendo funcionado como: – Instrumento de recolha de dados e de regulação e acompanhamento da investigação. Serviu de elemento organizador e aglutinador do processo metodológico, no sentido de criar uma comunidade prática de aprendizagem, de troca de experiências, opiniões e sentimentos sobre as temáticas em análise (ferramenta metodológica); – Processo de mediação e evocação de memórias narrativas relacionadas com as experiências vivenciadas em diferentes espaços formativos (na formação inicial, no período de indução profissional e no próprio processo de investigação), regulado no sentido de uma meta-análise reflexiva das aprendizagens desenvolvidas (estratégia formativa). Pretendia-se formalizar e dinamizar uma comunidade de pertença, de partilha, a partir de um espaço e tempo formativo específico, de características digitais e comunicações (as)síncronas, onde fosse possível, num momento de síntese, evocar e trabalhar os vários espaços e as várias narrativas que confluem para desenvolvimento profissional do professor.
TypeBook part
DescriptionTexto apresentado no "VII CIPA 2016 - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica" Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH), 17 a 20 de julho de 2016 | CUIABÁ – MATO GROSSO – BRASIL Eixo 2 - espaços formativos, memórias e narrativas Simpósio: contribuições de narrativas na formação de professores em diferentes contextos: experiências e possibilidades O presente simpósio apresenta memórias e narrativas de experiências compartilhadas por brasileiros e portugueses em espaços formativos de distintos contextos de formação e desenvolvimento profissional de professores. Os simposistas discutem a formação de professores inserida nos processos de desenvolvimento profissional docente, entendido como um contínuo formativo que se constrói de forma complexa, articulado por diversos contextos e experiências que se desenvolvem ao longo da vida pessoal e profissional dos professores. O artigo “Formação e pesquisa na iniciação docente: uma história de Aprendizagens” discute a formação de professores a partir da narrativa de experiências de iniciação à docência e na pesquisa narrativa. O artigo “Espaços formativos e memórias narrativas na construção do conhecimento profissional dos professores – o blogue como ferramenta metodológica e estratégia formativa” discute a utilização de blogue como ferramenta metodológica e estratégia de formação de professores. O artigo “Narrativas profissionais de professoras brasileiras e portuguesas: experiências em um ambiente online” discute o papel das narrativas para a promoção de aprendizagens profissionais na formação continuada de professores nos contextos brasileiro e português. O artigo “Narrativas de Professores: constituintes de docentes participantes da Residência Pedagógica da Faculdade de Formação de Professores UERJ” apresenta algumas reflexões a partir de uma experiência de formação de egressos em que narrativas compartilhadas fortalecem seus saberes e fazeres. O simpósio pretende contribuir com discussões que articulam reflexões sobre aprendizagens docentes em contextos formativos específicos, destacando, a partir das nossas pesquisas, possibilidades e contribuições do trabalho com narrativas na formação de professores. Palavras-chave: Formação inicial, continuada e indução de professores; Experiências formativas; Aprendizagens docentes e da docência.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51983
ISBN978-85-444-0931-2
978-85-444-0926-8
Publisher versionhttps://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31741-detalhes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Espacos_formativos_memorias_narrativas_(Silva,2016).pdf6,12 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID