Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51953

TitleDesafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
Other titlesChallenging young children to calculate!
Author(s)Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
KeywordsResolução de problemas
Raciocínio aditivo
Matemática no pré-escolar
Problem solving
Additive reasoning
Mathematics in kindergarten
Issue date2017
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Abstract(s)Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar.
This paper presents results of a short intervention program focused on 5-6-years-old children (n=12) problem solving of additive structure. Children were individually interviewed before and after the intervention. Results suggest that children’s additive reasoning can be stimulated by problem solving. And they also suggest that the educator has an important role in the creation of opportunities to improve children’s additive reasoning.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51953
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2637
e-ISSNeISSN: 2386-7418
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Soutinho & Mamede REIPE 2017.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID