Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51941

TítuloO processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
Outro(s) título(s)The internship process over seen the training of portuguese and brazilian teachers
La etapa del proceso de supervisión en la formación de profesores portugueses y brasileños
Autor(es)Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveEstágio supervisionado
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Identidade docente
Supervised stage
Theacher education
Theaching learning
Theacher identity
Estagio de la supervision y formación de los profesores
Aprendizage de la docencia
Indentidad docente
Data2015
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
RevistaRevista Educação em Questão
Resumo(s)Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.
This study aimed to investigate the contribution of supervised stage for the construction of identity and knowledge of the teaching profession, from the narrated expectations for six students of courses for nursery school and first school level, the University of Minho, Portugal, and Undergraduate courses in Chemistry and Biology of the Federal Institute Goiano, Brazil. From the narratives was found that the students have in common the desire to be teachers and consider the stage as a teaching learning space. It was evident also that the University of Minho has, more significantly, the stage as formative field of knowledge and learning of teaching.
Este estudio tuvo como objetivo investigar la etapa de contribución supervisado para la construcción de la identidad y el conocimiento de la profesión docente de las expectativas narrados por seis estudiantes del curso universitario básico Minho-Portugal y del curso de licenciatura en química biología y el Instituto Federal Goiano-Brasil. Las narrativas constataron que los alumnos comparten el deseo de ser maestros y considerar el escenario como uno espacio de aprendizaje y doncencia. Fue demostrado que incluso que la Universidad del Minho presenta de manera más significativa el escenario como ámbito formativo de conocimiento y aprendizaje de la enseñanza.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51941
DOI10.21680/1981
ISSN0102-7735
e-ISSN1981-1802
Versão da editorahttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/download/852
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O processo de estágio supervisionado.pdf730,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID