Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51941
Título: | O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
Outro(s) título(s): | The internship process over seen the training of portuguese and brazilian teachers La etapa del proceso de supervisión en la formación de profesores portugueses y brasileños |
Autor(es): | Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação de professores Aprendizagem da docência Identidade docente Supervised stage Theacher education Theaching learning Theacher identity Estagio de la supervision y formación de los profesores Aprendizage de la docencia Indentidad docente |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
Revista: | Revista Educação em Questão |
Resumo(s): | Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência. This study aimed to investigate the contribution of supervised stage for the construction of identity and knowledge of the teaching profession, from the narrated expectations for six students of courses for nursery school and first school level, the University of Minho, Portugal, and Undergraduate courses in Chemistry and Biology of the Federal Institute Goiano, Brazil. From the narratives was found that the students have in common the desire to be teachers and consider the stage as a teaching learning space. It was evident also that the University of Minho has, more significantly, the stage as formative field of knowledge and learning of teaching. Este estudio tuvo como objetivo investigar la etapa de contribución supervisado para la construcción de la identidad y el conocimiento de la profesión docente de las expectativas narrados por seis estudiantes del curso universitario básico Minho-Portugal y del curso de licenciatura en química biología y el Instituto Federal Goiano-Brasil. Las narrativas constataron que los alumnos comparten el deseo de ser maestros y considerar el escenario como uno espacio de aprendizaje y doncencia. Fue demostrado que incluso que la Universidad del Minho presenta de manera más significativa el escenario como ámbito formativo de conocimiento y aprendizaje de la enseñanza. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51941 |
DOI: | 10.21680/1981 |
ISSN: | 0102-7735 |
e-ISSN: | 1981-1802 |
Versão da editora: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/download/852 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O processo de estágio supervisionado.pdf | 730,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |