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dc.contributor.authorDuarte, Joanapor
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.contributor.authorPoças, Maria Emília Pereirapor
dc.date.accessioned2018-03-09T11:51:22Z-
dc.date.available2018-03-09T11:51:22Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationDuarte, Joana; Coelho da Silva, José Luís & Poças, Maria Emília (2017). A avaliação como um processo de aprendizagem: Um estudo em Ciências Naturais do 7º ano. In M. A. Flores, M. P. Alves, E. Machado & S. Fernandes (Orgs.), Atas do I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (pp. 133-139). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Instituto de Educação.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-45-7por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/51914-
dc.description.abstractUma perspetiva educativa de cariz autosocioconstrutivista, uma visão de educação democrática, assente numa pedagogia para a autonomia, e uma perspetiva de avaliação formadora e de quarta geração constituem os alicerces da implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica que confere aos alunos o papel de avaliador mediante o envolvimento em práticas de coavaliação das aprendizagens. São práticas que se identificam na articulação de tarefas de auto e heteroavaliação e na orientação para o envolvimento dos alunos na análise da qualidade científica de respostas a situações problemáticas, na identificação de causas para possíveis falhas cometidas e na definição de ações para melhorar o próprio desempenho ou o dos seus pares. A intervenção pedagógica, operacionalizada num contexto educativo de cariz, predominantemente, reflexivo, dialógico e colaborativo, compreendeu a implementação de três atividades de coavaliação, focalizadas nas temáticas ‘Atividade Sísmica’ e ‘Estrutura Interna da Terra’, com um grupo de 26 alunos na disciplina de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade. A compreensão da natureza do processo de coavaliação das aprendizagens desenvolvido pelos alunos constitui um enfoque de avaliação da intervenção pedagógica. Incidiu na análise das respostas dos alunos nas tarefas de coavaliação das aprendizagens. Os resultados mostram que a natureza da avaliação efetuada difere nos momentos de auto e de heteroavaliação. A análise da qualidade das interpretações atribuídas às situações problemáticas no momento de autoavaliação assenta, apenas, na indicação da ausência de mobilização de conhecimentos científicos, enquanto, no momento de heteroavaliação, inclui, também, a ausência de mobilização de terminologia específica e a presença de conhecimentos que se afastam do conhecimento cientificamente aceite. Neste sentido, importa incrementar práticas de reflexão orientadas para a promoção da consciência dos alunos acerca do desempenho manifestado, do discurso de avaliação mobilizado e da necessidade de contemplar nesse discurso uma dimensão afetiva e motivadora.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAvaliação formadorapor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.titleA avaliação como um processo de aprendizagem: um estudo em Ciências Naturais do 7.º anopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate17 - 18 Nov. 2017por
sdum.event.titleI Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolarpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage133por
oaire.citationEndPage139por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Esolarpor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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