Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51796

TitleEducação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês
Author(s)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsProjeto Lethes/Peneda-Gerês
Utilização educativa das TIC
Educação ambiental
Intervenção comunitária
Projecto MINERVA
Territorialização, contextualização e flexibilização das aprendizagens
Projectos educativos e curriculares integrados
Investigação histórica
Issue dateSep-2003
PublisherUniversidade da Coruña. Facultad de Ciencias de la Educación
JournalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
CitationSILVA, C. (2003). Educação/Intervenção Comunitária e Ambiental Através das Tecnologias da Informação e Comunicação – Projeto Lethes/Peneda Gerês. Corunha: Universidade da Corunha - Faculdade de Ciências da Educação (Texto publicado nas Actas do “VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía”, realizado na Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade da Corunha, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2003 - ver CD-ROM anexo à Revista Galego Portuguesa de Psicoloxía e Educación, N.º 8 (Vol. 10), Ano 7.º - 2003, Revista de Estudios e Investigación en Psicoloxía y Educación, pp. 2435-2448). ISSN: 1138-1663.
Abstract(s)O Projecto Lethes/Peneda-Gerês surgiu em 1988 no âmbito das actividades do Pólo do Projecto MINERVA, da Universidade do Minho, que se consubstanciavam na integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas do ensino não superior. Com a extinção do Projecto MINERVA, em 1994, o Lethes foi integrado nas estruturas do Centro de Formação de Professores e Educadores – actual Instituto de Estudos da Criança –, organismos da Universidade do Minho dedicados à formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância, tendo encerrado as actividades no ano lectivo de 2000/01, com a realização dum processo de avaliação e reformulação. Ao longo de treze anos, o Lethes caracterizou-se pela intervenção nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também nos Jardins de Infância e no Ensino Básico Mediatizado da área do Parque Nacional Peneda-Gerês. O campo de acção definiu-se pelo âmbito das actividades do Projecto MINERVA (as Tecnologias da Informação e Comunicação), mas ao longo do seu desenvolvimento estendeu-se para áreas como a educação ambiental e a intervenção comunitária, formalizando-se num processo curricular pautado pela territorialização, contextualização e flexibilização das aprendizagens através da elaboração de projectos curriculares integrados, adaptados ao meio envolvente e aos alunos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51796
ISSN1138-1663
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/index
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao-intervencao_comunitaria_ambiental_TIC_-_Lethes-Peneda_Geres_(Silva,2003).pdf679,93 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID