Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51778

TítuloO blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveConstrução do conhecimento profissional
Formação inicial de professores
Período de indução dos Professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Utilização educativa de um blogue
Data2006
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
RevistaPrisma.com
CitaçãoSilva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>.
Resumo(s)Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51778
ISSN1646-3153
Versão da editorahttp://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional ... (Silva, 2006).pdf565,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID