Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51507

TitleTOM:Porto “Mudar o Mundo” no Porto: Reflexão crítica sobre os desafios e resultados do "Tikkun Olam Makers" no Porto, no âmbito das Jornadas SUPERA, em Junho 2017
Author(s)Trigueiros, Paula
Teles, Rui
Godinho, Francisco
Issue date2017
PublisherUniversidade do Minho. Escola de Arquitectura. Lab2PT
CitationTrigueiros, P., Teles, R., & Godinho, F. (2017). TOM:Porto “Mudar o Mundo” no Porto: Reflexão crítica sobre os desafios e resultados do “Tikkun Olam Makers” no Porto, no âmbito das Jornadas SUPERA, em Junho 2017. . Guimarães: Universidade do Minho.
Abstract(s)Este livro é um testemunho para memória futura, de como surgiu e se concretizou a ideia de realizar um “TOM” no Porto. Os conteúdos aqui apresentados procuram ter a mesma natureza dos eventos TOM: simples na formulação e práticos no resultado, sem grandes pretensões científicas ou académicas, promovendo uma atitude altruísta na aplicação do saber e das tecnologias, ao serviço de pessoas com deficiência ou incapacidade. A oportunidade para se escrever este documento resulta, em primeiro lugar, da sua novidade: esta foi a primeira edição de um evento “TOM” em Portugal. Mas, por outro lado, era necessário fazê-lo, pela evidência dos resultados do TOM:Porto. Contrariando algum ceticismo inicial, nesta edição construíram-se protótipos funcionais que já estão ao serviço de algumas pessoas concretas: uns para utilização quotidiana - como foi o caso do andarilho para o Eduardo - outros destinados a tarefas muito específicas, como a intervenção no carrinho de golfe adaptado do José Pedro. Independentemente do estado de conclusão dos protótipos, fizeram-se avanços significativos nas especificações e requisitos técnicos para a resolução de alguns problemas equacionados pelos participantes, com impactos objetivos na inclusão de pessoas com incapacidade e deficiência. Exemplos disto são, entre outros, os três trabalhos premiados.
TypeBook
DescriptionEste livro resulta de testemunhos pessoais dos três autores e organizadores do evento:TOM:Porto. Não tem pretensões de novidade e metodologia científica, mas que ilustra resultados e uma metodologia de abordagem, com interesse para a comunidade em geral e em particular para os criadores de soluções para e com pessoas com deficiência ou incapacidade.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51507
ISBN978-989-54-0272-4
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:EA - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOM Porto.pdf
  Restricted access
8,64 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID