Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51223

TitleModelo de atendimento à diversidade: sua operacionalização no apoio ao processo de inclusão escolar
Author(s)Tonini, Andréa
Correia, Luís Augusto Miranda
Martins, Ana Paula Loução
KeywordsModelo de Atendimento à Diversidade
Inclusão escolar
Dislexia
Issue date2016
CitationTonini, A., Correia, L.M., & Martins, A.P.L. (2016). Modelo de atendimento à diversidade: sua operacionalização no apoio ao processo de inclusão escolar. In E. Mendes et al. (Org.), Atas do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, disponível em https://callforpapers.galoa.com.br/br/system/files/realm/cbee7/submissions/submission-50071-402365-field_submission_fulltext_file1.pdf
Abstract(s)Esta comunicação apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um Curso de Doutorado em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial, da Universidade do Minho, em Braga/Portugal. O estudo teve o objetivo de perceber a operacionalização do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no apoio aos alunos em processo de inclusão escolar, nomeadamente aos alunos com dislexia, que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental de um Agrupamento de escolas públicas, localizado no norte de Portugal, na Europa, onde o MAD tem vindo a ser implementado desde 2004. O referencial teórico adotado para o estudo tem por base os princípios que regem o MAD, bem como os pressupostos subjacentes à filosofia da inclusão escolar. Para a realização deste estudo, adotamos como método a investigação construtivista-interpretativa. Os participantes incluídos no estudo foram nove, sendo: cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, uma professora do apoio educativo, uma professora de educação especial, a coordenadora dos serviços de educação especial e apoio educativo e a diretora do Agrupamento. A coleta dos dados foi realizada no período correspondente do ano letivo escolar português de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados, permitem-nos afirmar que a operacionalização do MAD contribui na elaboração de respostas educativas eficazes no que respeita ao atendimento dos alunos com dislexia que integraram este estudo, entre outras necessidades educacionais especiais, sendo considerado um serviço de apoio à escolarização inclusiva.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51223
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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