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dc.contributor.authorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorCorreia, Liliana Filipa Lopespor
dc.date.accessioned2018-02-28T11:29:44Z-
dc.date.available2018-02-28T11:29:44Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51214-
dc.description.abstractPropósito: este projeto resultou de um trabalho de investigação/intervenção com jovens em situação residencial de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, cuja finalidade se centrou na promoção da autonomia em contexto institucional através da aquisição de competências pessoais, sociais e funcionais visando um desenvolvimento integral. Métodos: a nossa intervenção desenvolveu-se no âmbito do paradigma interpretativo/ hermenêutico recorrendo à metodologia de investigação-ação participativa e técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologia de intervenção educativa que promove a implicação e participação ativa dos participantes através de métodos e técnicas ativas. Utilizaram-se técnicas de recolha de dados predominantemente qualitativas, embora os dados quantitativos não tenham sido descurados O projeto desenvolveu-se com base na implementação de quatro Ateliers (Gestão Doméstica; Cinema; Jogos Lúdico-Pedagógicos e Acompanhamento) com o objetivo de desenvolver competências ao nível da aprendizagem e estudo, da autonomia funcional, pessoal e relacional. Resultados: a intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final do projeto, quer os participantes, quer os técnicos apontaram uma melhoria significativa nos comportamentos e atitudes dos jovens; melhor relacionamento entre pares e com os profissionais; maior sentido de responsabilidade e melhor preparação para uma vida autónoma. Conclusões: este projeto evidenciou a importância da animação sociocultural como intervenção socioeducativa promotora da consciencialização dos problemas e da capacitação para os resolver, fazendo dos participantes os agentes ativos ou protagonistas da trans(formação) das suas condições de vida.por
dc.description.abstractPurpose: this project resulted from a research / intervention work developed with young people in situation of institutional care, aged between 13 and 17 years. It aimed to promote autonomy in institutional context through the acquisition of personal, social and functional skills aiming at a integral development. Methods: using the interpretive-hermeneutic paradigm, it was developed a participatory actionresearch approach using the sociocultural animation techniques, methodologies that usually foster motivation and participation on the target population. Based on the interests, needs and potential of the participants four workshops were developed: (Household management; Cinema; Ludic and educational games and Accompaniment) with the aim of developing skills in the learning and study, functional, personal and relational autonomy. Results: the intervention had positive results as the final evaluation revealed; either the participants or the technicians pointed a significant improvement in behavior and attitudes of young people; better relationship between peers and professionals; greater sense of responsibility and better preparation for independent living. Conclusions: this project highlighted the importance of social and cultural activities as socioeducative intervention promoter awareness of the problems and empowerment to address them by making participants active agents or protagonists of the transformation of their living conditions.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJovens institucionalizadospor
dc.subjectIntervenção socioeducativapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectInstitutionalized young peoplepor
dc.subjectSocioeducative interventionpor
dc.subjectAutonomypor
dc.titleEducar para a autonomia de vida: uma intervenção com crianças/jovens institucionalizadospor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate6 - 8 Out. 2016por
sdum.event.titleXIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopor
oaire.citationStartPage276por
oaire.citationEndPage282por
oaire.citationConferencePlaceViseu, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationXIII Congresso SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação: ataspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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