Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/51194

TítuloTCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico
Outro(s) título(s)Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico
Autor(es)Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra Cristina Silva
Spinillo, Alina Galvão
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Avaliação
Textos informativos
Data2013
EditoraCEGOC- TEA Edições
Resumo(s)O TCTML-i permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos informativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos informativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos informativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. O TCTML-i pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) constituídas, cada uma delas, por 33 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e Compreensão Crítica. A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.
Tipoother
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51194
AcessoclosedAccess
Aparece nas coleções:CIEC - Outros
CIPsi - Outros


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis