Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51176
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Maria da Conceição Pinto | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T09:39:59Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T09:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4311 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51176 | - |
dc.description.abstract | Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas. | por |
dc.description.abstract | In spite of all the transformations it has gone under, the educational system continues being criticized for its maladjustment to the current holistic conception of man, life and knowledge, the reasons for criticism lying in its overly centering on reason, theoretical and scientific knowledge. This essay suggests that such maladjustment is maintained due to the fact that some of the assumptions of the cultural and philosophical narrative of modernity continue to underlie the current education system. The text further highlights the need for a re-contextualization of this narrative in order to promote a renewed conception of education and of educational action. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora UNOESC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação escolar | por |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento | por |
dc.subject | Fundamentos filosófico-culturais | por |
dc.subject | School education | por |
dc.subject | Education for development | por |
dc.subject | Cultural and philosophical foundations | por |
dc.title | Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais | por |
dc.title.alternative | From school education into development: fhilosophical and cultural foundations | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/5891/4927 | por |
oaire.citationStartPage | 273 | por |
oaire.citationEndPage | 292 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationVolume | 40 | por |
dc.identifier.eissn | 2177-6059 | por |
dc.identifier.doi | 10.18593/r.v40i2.5891 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Roteiro | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento - fundamentos filosófico-culturais.pdf | 331,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |