Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51176

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.date.accessioned2018-02-28T09:39:59Z-
dc.date.available2018-02-28T09:39:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0104-4311por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51176-
dc.description.abstractNos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.por
dc.description.abstractIn spite of all the transformations it has gone under, the educational system continues being criticized for its maladjustment to the current holistic conception of man, life and knowledge, the reasons for criticism lying in its overly centering on reason, theoretical and scientific knowledge. This essay suggests that such maladjustment is maintained due to the fact that some of the assumptions of the cultural and philosophical narrative of modernity continue to underlie the current education system. The text further highlights the need for a re-contextualization of this narrative in order to promote a renewed conception of education and of educational action.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora UNOESCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopor
dc.subjectFundamentos filosófico-culturaispor
dc.subjectSchool educationpor
dc.subjectEducation for developmentpor
dc.subjectCultural and philosophical foundationspor
dc.titleDa educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturaispor
dc.title.alternativeFrom school education into development: fhilosophical and cultural foundationspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/5891/4927por
oaire.citationStartPage273por
oaire.citationEndPage292por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume40por
dc.identifier.eissn2177-6059por
dc.identifier.doi10.18593/r.v40i2.5891por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRoteiropor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento - fundamentos filosófico-culturais.pdf331,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID