Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51176

TitleDa educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais
Other titlesFrom school education into development: fhilosophical and cultural foundations
Author(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsEducação escolar
Educação para o desenvolvimento
Fundamentos filosófico-culturais
School education
Education for development
Cultural and philosophical foundations
Issue date2015
PublisherEditora UNOESC
JournalRoteiro
Abstract(s)Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.
In spite of all the transformations it has gone under, the educational system continues being criticized for its maladjustment to the current holistic conception of man, life and knowledge, the reasons for criticism lying in its overly centering on reason, theoretical and scientific knowledge. This essay suggests that such maladjustment is maintained due to the fact that some of the assumptions of the cultural and philosophical narrative of modernity continue to underlie the current education system. The text further highlights the need for a re-contextualization of this narrative in order to promote a renewed conception of education and of educational action.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51176
DOI10.18593/r.v40i2.5891
ISSN0104-4311
e-ISSN2177-6059
Publisher versionhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/5891/4927
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID