Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5113

TítuloImproving papermaking with cellulose-binding domains
Autor(es)Pinto, João Ricardo
Amaral, Emília
Costa, Ana Paula
Gama, F. M.
Duarte, Ana Paula Coelho
Palavras-chaveDomínios de ligação à celulose
Fibras recicladas
Pasta química branqueada
Drenabilidade da pasta
Propriedades da pasta
Data10-Nov-2004
CitaçãoCONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACION EN CELLULOSE Y PAPEL, 3, Cordoba, 2004 - " CIADICYP 2004 : Congresso Iberoamericano de Investigacion en Cellulose y Papel". [S.l. :s.n., 2004]. ISBN 84-7498-504-8. p. 303-305.
Resumo(s)A influência dos domínios de ligação à celulose (CBDs) nas propriedades das fibras celulósicas foi estudada em diferentes amostras de pasta, nomeadamente em pastas recicladas (de papéis kraft e de escritório) e químicas (Eucalipto e Pinho). Foi observado que as fibras tratadas com CBDs exibiam melhorias na drenabilidade da pasta, com redução do ºSR até 15% e um aumento da permeabilidade ao ar das folhas de pasta, enquanto as propriedades de resistência não eram significativamente afectadas. A carga iónica de superfície das fibras diminuiu com este tratamento, mas o efeito da adição de um polímero catiónico (amido catiónico) não foi afectado pelo tratamento com CBD, pelo menos na amostra de pasta estudada. Foi também observado que o comportamento das diferentes fibras estudadas, no que respeita às propriedades avaliadas, era dependente da sua origem e morfologia.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5113
ISBN84-7498-504-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pinto.pdf291,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID