Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51122

TitleDesafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos?
Author(s)Moreira, Maria Alfredo
Flores, Maria Assunção
Oliveira, Lia Raquel
Editor(s)Flores, Maria Assunção
Moreira, Maria Alfredo
Oliveira, Lia Raquel
KeywordsFormação de professores
Desafios curriculares
Issue date30-Sep-2017
PublisherDe Facto Editores
CitationMoreira, M. A. Flores, M. A. & Oliveira, L. (2017) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que que currículo e para que alunos? in M. A. Flores, M. A. Moreira e L. Oliveira (Orgs) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 2ª edição revista e aumentada, Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-18
Abstract(s)A formação de professores constitui uma das temáticas que tem sido objeto de debate, nem sempre consensual, sobre as suas finalidades, o seu currículo, os seus modos de organização e o seu impacto na aprendizagem profissional dos docentes. Trata-se, portanto, de uma temática que tem sido estudada a partir de uma diversidade de olhares que encerram determinadas conceções de professor, de escola e de educação; daí a existência de uma diversidade de modelos, de contextos e de percursos de formação e de modos distintos de olhar para o papel das universidades e das escolas no processo formativo dos futuros professores (ver, por exemplo, Darling-Hammond, Newton, & Wei, 2010; Flores, 2011, 2014; 2016; Flores, Vieira & Ferreira, 2014; Flores et al., 2016; Moreira & Vieira, 2012; Moreira, 2016). A coletânea de textos que aqui se apresenta, numa edição revista e alargada, pela tradução dos capítulos em língua estrangeira, pela inclusão de dois novos capítulos e pela revisão de alguns dos textos da 1ª edição, ilustra algumas das questões mais relevantes neste domínio e a que urge dar resposta. Trata-se de uma obra que procura constituir um espaço de reflexão centrado em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51122
ISBN978-989-8655-53-0
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moreira, Flores e Oliveira.pdf443,15 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID